Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
17 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Via Brasília – Da Revista Cenarium

Dia da Terra

Nessa segunda-feira, 19, Dia do índio e no próximo dia 22, o Dia da Terra. Uma semana para o debate e reflexão acerca do que estamos fazendo do nosso planeta. Pelo mundo, centenas de eventos e fóruns já estão em marcha para jogar luz sobre possíveis soluções aos nossos desafios ambientais. No portal e nas redes sociais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ainda nenhuma menção à data, como ontem o Dia do Índio também mereceu nenhum registro. Um silêncio que diz muito.

Evento anual projetado para iluminar os graves problemas ambientais que enfrentamos, desde a crise climática até a poluição do ar e o desmatamento, o Dia da Terra terá o tema “Restaure a nossa Terra” neste ano. Mas há quem aposte no obscurantismo.

Dia da Terra II

O enfoque de 2021 será a redução do impacto humano no planeta, mas também como podemos reparar os danos já sofridos. Os números mostram que as emissões de CO2 estão agora de volta aos níveis pré-pandemia, segundo integrantes da Aliança REDD+, iniciativa que reúne cientistas pelo mundo em prol do desenvolvimento sustentável. Seus membros promoveram, hoje, palestras que contaram com a contribuição de ambientalistas da Amazônia.

Ao discursar pelo Amazonas, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, anunciou que o Amazonas será piloto do projeto “Floresta Mais”, que vai recompensar com o pagamento de serviços ambientais os produtores que mantiverem a mata nativa ou recuperação áreas desmatadas.