Parente de Chico Mendes luta pelo legado do extrativismo na Amazônia

A jovem Raiara Barros assume cargo em que responde por uma área de 970 mil hectares, correspondente a sete municípios e uma ativa população extrativista (Myke Sena/Reprodução)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Ligada à família do lendário líder seringueiro Chico Mendes, Raiara Barros, de 18 anos, assumiu em 2023 a presidência da Associação de Produtores e Produtoras Agroextrativistas do Seringal Floresta e Adjacências, na Comunidade Rio Branco, município de Xapuri, no Acre (distante 105,20 quilômetros de Rio Branco). Filha do extrativista e seringueiro Raimundo Mendes de Barros, primo do ambientalista Chico Mendes, Raiara tomou posse no último mês de janeiro, defendendo um maior envolvimento juvenil nas lutas dos povos da floresta.

Estreante na condução política e administrativa de uma instituição ligada aos extrativistas, Raiara irá dirigir um núcleo composto por 970 mil hectares que compreende os municípios de Rio Branco, Xapuri, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia e Sena Madureira.

“Serão vários os desafios que teremos de enfrentar. Pegamos a associação com dívidas muito altas e a sede está bastante desgastada. Então, é muito desafiador, para mim, e todos que aceitaram, pois, somos novos nesta área. Mas tenho certeza que iremos fazer um bom trabalho”, apostou Raiara Barros.

PUBLICIDADE
As populações extrativistas sabem como trabalhar em ‘parceria’ com a floresta, preservando suas riquezas, a vida, a fauna e a flora (Reprodução/Infoglobo)

Para o presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Júlio Barbosa, Raiara é uma vitória do legado de Chico Mendes. “Apesar das tragédias que temos vivido nos últimos anos, conservamos os ideais do nosso companheiro de luta Chico Mendes e, junto das mudanças que temos visto no âmbito federal, a nomeação da Raiara traz, ainda, mais inspiração para a juventude extrativista e para as novas gerações da floresta. Temos certeza que ela fará uma gestão maravilhosa, pois ela conhece, profundamente, o legado de Chico Mendes na luta em prol dos povos da floresta”, afirmou Júlio.

Jovem ativista

O secretário-geral do CNS, Dione Torquato, atenta para dedicação de Raiara. Em entrevista à CENARIUM, ele destaca não somente o legado de seu pai, mas também a compreensão para com a importância da jovem ativista.

Ela me parece uma pessoa muito certa do seu papel e do legado que carrega em seu nome, isso nos deixa muito orgulhosos de seu protagonismo, mesmo tão jovem. Ela tem tudo para se tornar uma grande liderança, cabe a nós, líderes de outras gerações, incentivá-la e apoiá-la sempre em sua nova jornada de vida”, destacou.

A Floresta Amazônica concentra populações que vivem em reservas extrativistas e sua organização política é fundamental para garantir a manutenção desses espaços (Reprodução/marsemfim)

Dione recordou as dificuldades para formar novas lideranças. “Quando cheguei no CNS, em 2012, um dos principais desafios era desenvolver processo de formação que incentivasse outros jovens extrativistas a se tornarem jovens protagonistas de fortalecimento comunitário. Nesse caminhar, juntei-me a lideranças como o senhor Raimundo Barros e Júlio Barbosa, que por anos eu só conhecia pelas histórias contadas ou pelos vídeos no YouTube. Hoje, posso dizer que esses líderes também são meus companheiros de luta”, falou com orgulho.

Após a posse de Raiara Barros, Dione Torquato comemorou. “O seu Raimundão, pai da Raiara, compreende muito bem a importância de ter a juventude engajada no movimento social. Eu tenho certeza que deve estar muito orgulhoso do protagonismo da filha”, avaliou.

Dione Torquato acredita que a participação e o envolvimento de Raiara Barros pode servir como combustível para que mais jovens assumam papel proeminente na luta extrativista. “Ela é jovem e mulher. Eu acredito que isso possa incentivar outras jovens a se engajarem nesse movimento também“, finalizou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.