Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
8 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A vitória de Joe Biden para à Presidência dos Estados Unidos neste sábado, 7, foi comemorada por políticos amazonenses nas redes sociais. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), foi um dos primeiros a publicar uma mensagem sobre o triunfo do democrata e disse representar o “fim da opressão”, referindo-se a postura de Donald Trump.

No vídeo, Arthur afirma que a vitória de Biden reafirma o compromisso dos EUA com a democracia. Para o prefeito, a eleição do democrata também representa mais apoio à Amazônia.

“Trump ignorava a Amazônia, não a respeitava. Não respeitava nossos índios, nossas populações tradicionais. Biden já anunciou o seu interesse, inclusive e de início, antes de qualquer outra providência, entregar 20 milhões de dólares para o governo brasileiro trabalhar melhor a preservação da Amazônia. A bandeira brasileira sempre será a nossa marca. Amazônia é brasileira, mas ela interessa ao mundo, ela interessa a quem quer menos aquecimento global. Por isso, estou muito feliz. Venceu a democracia e perdeu a barbárie”, disse o prefeito.

(Reprodução/Twitter)

O senador Eduardo Braga (MDB), por outro lado, foi mais ameno em suas palavras. No twitter, o político pediu que a vitória de Biden marque um início de um tempo de mais tolerância, de menos ódio e radicalismo pelo mundo e que os laços do Brasil com o EUA tenham como único compromisso os interesses dos brasileiros.

(Reprodução/Twitter)

A deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) também usou as redes sociais para comentar sobre o resultado da eleição americana. Em uma publicação no Instagram, a parlamentar desabafou: “não é somente a eleição de um presidente. É a vitória da democracia sobre o preconceito, o racismo, o autoritarismo. É a vitória dos direitos das minorias, dos direitos fundamentais.

Alessandra destacou, ainda, sobre a primeira mulher negra eleita vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. “Esperança renascendo”, disse a deputada.

(Reprodução/Internet)

Mais radical, o deputado estadual e economista, Serafim Corrêa (PSB), disse que “o mundo respira aliviado”. No Twitter, o político comentou que o democrata “mandou para casa um desequilibrado que fez muito mal ao mundo”.

Corrêa ainda escreveu que espera que a serenidade e o equilíbrio prevaleçam nas relações entre as nações.

(Reprodução/Twitter)

Já o deputado federal Sidney Leite (PSD), em uma publicação no Twitter, parabenizou o novo presidente eleito e desejou um excelente governo. “Que ajude a consolidar a democracia, os valores, o respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, tendo em vista o papel que os EUA desempenham no mundo, no clima e na economia”, salientou.

(Reprodução/Twitter)