Ponte de madeira da BR-319 é serrada e torna travessia perigosa; ação criminosa é investigada

Ponte foi cerrada pela madrugada e autoridades investigam autoria (Reprodução/Amigos da BR-319)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A ponte de madeira localizada no quilômetro 515,60 da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia, conhecida como “Ponte do Igarapé Cotia”, teve a estrutura serrada e está causando transtornos para quem precisa trafegar pela rodovia. A ação criminosa aconteceu na madrugada deste sábado, 26.

Pela manhã, pessoas que passavam no local registraram imagens da ponte, que está com parte da estrutura cedida e outra causando riscos para quem precisa trafegar por ela. A informação foi divulgada pelo grupo Amigos da BR-319. A organização diz que, desde a manhã, veículos arriscavam passar pelo local.

“Botaram duas pranchas lá para atravessar, apenas, carros de passeio, mas, por enquanto, o local está intrafegável”, revelou André Marsílio, presidente da Associação dos Amigos e Defensores da BR-319.

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A reportagem da CENARIUM entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que informou já ter interditado a ponte e acionado a empresa responsável para que os reparos sejam feitos emergencialmente.

Histórico

A ação, que ainda não tem autor identificado, aconteceu no conhecido “trecho do meio”, localizado entre os quilômetros 250 e 655,7, peça central nas discussões sobre pavimentação, e teve Licença de Operação (LO) liberada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em meados de setembro.

Leia mais: Tragédia anunciada: estudo de 2021 alertou sobre risco de queda de pontes na BR-319

Há dois meses, outras duas pontes, localizadas fora do trecho do meio, nos quilômetros 23 e 25 da rodovia, desabaram. A primeira queda, da ponte que fica sobre o Rio Curuçá, matou quatro pessoas e deixou outras 14 feridas. Já o segundo desabamento não deixou feridos.

Duas pontes desabaram na BR-319 com menos de dez dias de intervalo (Eric Cezne/Divulgação)

A REVISTA CENARIUM mostrou, nesta semana, que o Dnit foi avisado sobre os riscos das pontes da BR-319, em um estudo realizado em 2021. A pesquisa foi apresentada durante as audiências públicas sobre o trecho do meio, realizadas em 2021, em Manaus. Conforme o estudo, havia uma incompatibilidade entre as obras previstas para a recuperação da rodovia e as características geográficas locais.

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