População afirma que policiais atiraram em cachorro no AM; promotoria diz que falta evidência

cachorro chamado Bethoven (Reprodução)
Jefferson Ramos – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Após moradores do bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, denunciarem que dois policiais atiraram na cabeça de um cachorro chamado Bethoven na noite de quarta-feira, 20, o promotor Iranilson Ribeiro, da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, afirmou à REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA que, até o momento, ainda não surgiu nenhum vídeo que comprove o ato.

A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) afirmou que tomou conhecimento do fato e que não compactua com a ação que culminou na morte do cão.

A nota informa, ainda, que os policiais autuavam em ocorrência que acabou com a prisão em flagrante de um homem por tráfico de droga. O promotor explicou que os policiais afirmaram que foram obrigados a agir “em estado de necessidade” para não serem mordidos.

PUBLICIDADE

“Vamos juntar o ato de prisão em flagrante que tivemos acesso para avaliar os depoimentos dos policiais e verificar. Há muitas pessoas filmando dizendo que os policiais mataram o cachorro, mas ainda não apareceu nenhuma filmagem no momento em que o policial efetua o disparo na cabeça”, declarou Ribeiro.

A Notícia de Fato foi aberta ainda na manhã dessa quinta-feira, 21. Esse procedimento é aberto preliminarmente para a promotoria reunir indícios de cometimento de crime. Se no andamento do procedimento for constatado indícios, um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) será instalado.

“Nessa apuração preliminar a gente já solicitou informações do Comando da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) sobre os policiais que participaram (da abordagem) e também da diretoria de Justiça e disciplina, o que já foi apurado sobre esse caso. Vamos aguardar as informações”, complementou.

Entenda o caso

A ação policial que acabou com a execução do cachorro “Bethoven” foi denunciada por meio de vídeos difundidos nas redes sociais. Em um vídeo, uma moradora protesta no fundo contra a prisão de um suspeito, segundos depois, é possível ver um clarão acompanhado por três ruídos, que podem ser comparados a disparos de arma de fogo.

Em outro momento da gravação, a pessoa que filmou a operação, grita: “Ele (policial) matou o Bethoven. Eles mataram o cachorro na maldade”.

No final do vídeo, os moradores se aproximam da guarnição policial e registram o animal já morto sanguentado. A moradora chegou a gravar a identidade de um dos policiais. No vídeo, não é possível ver os policiais reagindo contra a pessoa que gravava.

Leia a nota na íntegra:

A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) informa que, tomou conhecimento da ocorrência, que resultou na prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas, e no disparo contra um cachorro no conjunto Boas Novas, no bairro Cidade Nova.

A PM-AM ressalta o respeito que tem por toda e qualquer vida, inclusive atuando no combate aos maus-tratos aos animais e vai instaurar procedimento administrativo para apurar a atuação pontual dos policiais durante a ocorrência.

Moradores do bairro Cidade Nova gravam abordagem policial. (Reprodução)
Leia mais: Policiais militares são alvo de operação do MP-AM por suspeita de tortura
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.