Pré-candidato de Helder Barbalho à Prefeitura de Belém divide base de Lula

O governador do Pará, Helder Barbalho, o presidente Lula (meio) e o pré-candidato à Prefeitura de Belém pelo MDB, Igor Normando (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)
Raisa Araújo – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – Durante a cerimônia de filiação do secretário de Estado de Cidadania do Pará, Igor Normando, ao MDB, na última sexta-feira, 15, o governador Helder Barbalho anunciou, oficialmente, Normando como pré-candidato à Prefeitura de Belém. A decisão foi tomada em um momento estratégico, em que Belém se encontra a pouco mais de um ano e meio de sediar a COP30, e visa fortalecer a base política do partido na região.

O movimento de Barbalho surpreendeu ao dividir a base política do principal aliado do chefe do Executivo paraense na política nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve apoiar o atual prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues (Psol), o qual apresenta rejeição de 75,4%, segundo dados deste mês do instituto Paraná Pesquisas.

No evento de filiação, o governador do Pará demonstrou preocupação com a proximidade da COP30 e o resultado das eleições municipais. Isso porque, o principal aliado e correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro em Belém, delegado Éder Mauro (PL), lidera a pesquisa de intenção de voto para a prefeitura, com 26,0%.

PUBLICIDADE
A vice-governdora do Pará, Hana Ghassan, o governador do Estado, Helder Barbalho, e o pré-candidato à Prefeitura de Belém Igor Normando (Reprodução/Redes Sociais)

“Não podemos correr o risco de eleger um prefeito de Belém negacionista ambiental, que chegue no dia primeiro de janeiro de 2025 e diga que não quer mais que a capital sedie a COP30. Só eu sei o que passei e o prestígio político que usei para trazer esse grande evento mundial para Belém!”, destacou Barbalho.

Durante o anúncio da pré-candidatura, Igor Normando se destacou como uma oportunidade para a população voltar a ter orgulho de ser belenense, além de ressaltar que o Governo do Pará tem ajudado o Estado ganhar protagonismo na Região Norte do Brasil.

“Não dá, governador, pro Pará ser líder de transformações no Brasil, ser um dos principais redutores de violência do Brasil, ser o governo que não só gera emprego e nem somente gera renda, mas que, principalmente, recupera protagonismo da Região Norte do nosso País”, disse Normando. 

Trajetória de Igor Normando

Igor Normando, atual secretário de Articulação da Cidadania do Pará, deixa o Podemos e ingressa no MDB. Ele foi vereador de Belém pelo PHS de 2013 a 2019 e é deputado estadual desde 2019, estando atualmente licenciado. A filiação dele ao MDB aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Normando possui histórico político e é reconhecido pela defesa dos direitos dos animais e da população paraense.

Na Câmara Municipal de Belém, em 2017, Igor Normando votou contra o projeto de lei proposto pelo vereador Dr. Chiquinho (Psol), que visava obrigar as empresas de ônibus urbanos a instalarem ar-condicionado nos coletivos da cidade. A votação resultou em 18 votos contrários ao projeto e apenas três favoráveis, enquanto 14 vereadores se abstiveram ou faltaram à sessão.

Nomes cogitados à Prefeitura de Belém

Delegado Eder Mauro (PL): 26%
Cassio Andrade (PSB): 12,8%
Priante (MDB): 12,8%
Edmilson Rodrigues (Psol): 11,1%
Delegado Federal Eguchi (PL): 9,3%
Thiago Araujo (Cidadania): 9,0
Professor Italo Abati (Novo): 2,4%
Nenhum/branco/nulo: 10,3%
Não sabe/não respondeu: 6,5%

Os dados correspondem ao levantamento feito pela Paraná Pesquisas, no período de 7 a 12 de março deste ano. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob registro TSE: PA-07656/2024.

Leia mais: Órgão ambiental da gestão de Helder Barbalho tem 91% de servidores temporários; entenda
Editado por Adrisa De Góes
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.