Prefeito de Manaus lança pré-candidatura à reeleição no Nordeste; entenda

Lideranças nacionais do Avante anunciam David Almeida como pré-candidato (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Filipe Távora – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a pré-candidatura à reeleição em um encontro nacional do Avante em Salvador, na Bahia, no último sábado, 4. Na capital amazonense, a cinco meses da realização do pleito, o chefe do Executivo municipal ainda não realizou evento para anunciar oficialmente o nome na disputa eleitoral.

À imprensa, o político também tem evitado comentar o assunto. Há pouco mais de dois meses, ele chegou a dizer que iria começar a movimentação para as eleições a partir de maio. A declaração ocorreu quando ele chegava para a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), no dia 1º de março.

Pelo menos seis pré-candidatos se confirmaram como opção de voto no pleito em outubro: Roberto Cidade (União Brasil), Marcelo Ramos (PT), Amom Mandel (Cidadania), Maria do Carmo Seffair (Novo), Alberto Neto (PL) e Wilker Barreto (Mobiliza).

PUBLICIDADE

A REVISTA CENARIUM conversou com especialistas para analisar as consequências do anúncio nacional da pré-candidatura de David Almeida à reeleição. Os analistas consultados consideraram atípica a manobra realizada pelo político.

Vice-governador Tadeu de Souza ao lado de David Almeida (Foto: Divulgação / Avante Amazonas)

Para a cientista social Ana Claudia Bandeira de Melo, há uma discrepância entre as pautas que David Almeida fortaleceu em Manaus, durante o primeiro mandato, voltada para conservadorismo aliado a igrejas evangélicas, e a agenda do Avante a nível nacional, que integra a base do Governo Lula. Nas eleições gerais de 2022, o chefe do Executivo municipal declarou apoio a Jair Bolsonaro.

“Acompanhamos nos últimos dois anos as intensas movimentações do prefeito David Almeida no sentido de conciliar sua pauta moral e conservadora. No entanto, ele teve sua pré-candidatura à reeleição confirmada nacionalmente pelo partido Avante, partido de centro e base aliada do Governo Lula”, afirmou.

A reportagem entrou em contato com o Avante em Manaus para saber sobre o anúncio da pré-candidatura majoritária na capital amazonense e aguarda retorno.

Estranheza

Para o cientista político Afrânio Soares, o prefeito usou o evento para salientar às lideranças nacionais a sua pré-candidatura. “Não deixa de ser diferente, ou até estranho, porque todos os outros pré-candidatos fizeram o lançamento da pré-candidatura aqui, com as executivas estaduais e municipais”, disse.

Soares considera, ainda, que possíveis prejuízos eleitorais da ação do político ainda terão que ser medidos, mas considera que não devem ocorrer.

Confirmação

Almeida teve o nome confirmado à reeleição pelo Avante durante encontro nacional do partido realizado na sexta-feira, 3, em Salvador, capital da Bahia.

Durante o encontro, o prefeito David Almeida e o vice-governador Tadeu de Souza, também filiado à sigla, se reuniram com lideranças políticas como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, o presidente nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé, e com os vereadores e membros do partido no Amazonas.

Encontro municipal

Em março deste ano, Almeida reuniu 250 pré-candidatos que compõem o arco de aliança para as eleições municipais deste ano. A reunião aconteceu no auditório do Novo Hotel, localizado na Avenida Mandi, bairro Distrito Industrial.

O encontro abordou estratégias para campanha eleitoral. Almeida declarou que não terá parentes na disputa pelas eleições municipais. Em diversas ocasiões, o prefeito desviou do assunto sobre a pré-candidatura.

Verba

O Avante deve trabalhar com o montante de R$ 74.806.378,96, segundo estimativas elaboradas pelos cientistas políticos Henrique Cardoso Oliveira e Jaime Matos, vinculados à Fundação 1º de Maio, um instituto partidário ligado ao Solidariedade.

A tabela oficial e detalhada da distribuição dos recursos será divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de junho, de acordo com o calendário eleitoral.

Tempo de TV

O prefeito David Almeida e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), são os candidatos que terão maior tempo no rádio e TV, conforme estudo preliminar da empresa Perspectiva Mercado e Opinião.

Ainda segundo o estudo, Almeida é o segundo candidato em termos de tempo de televisão. A coligação dele reúne, até então, quatro partidos – Avante, MDB, PSD e Republicanos – e disporá de dez minutos, 38 segundos e 50 centésimos no tempo proporcional de 42 minutos diários previstos pela legislação eleitoral.

Leia mais: Mais duas igrejas abandonam David Almeida na disputa pela Prefeitura de Manaus
Editado por Aldizangela Brito
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.