Prefeito homenageia homens cadastrados como ‘gestantes’ para furar fila da imunização

Para evitar que mais pessoas se beneficiem irregularmente da prioridade da vacina, a prefeitura anunciou mudanças nos documentos de comprovação dos grupos prioritários ( Reprodução Instagram/O Globo)

Com informações do O Globo

RIO DE JANEIRO – Após identificar pelo menos 17 pessoas do sexo masculino se passando por gestantes e puérperas para receber a vacina contra a Covid-19, o prefeito de Divinópolis Gleidson Azevedo fez uma homenagem aos “homens grávidos” em sua rede social, nesta quarta-feira, 26.

No vídeo, ele e outras três pessoas aparecem em uma academia da região, com uma bola na alltura da barriga e ao som de “Volta bebê, volta neném”. “Homenagem a todos os grávidos de Divinópolis”, escreveu o prefeito na descrição da publicação.

PUBLICIDADE

Para evitar que mais pessoas se beneficiem irregularmente da prioridade da vacina, a prefeitura anunciou mudanças nos documentos de comprovação dos grupos prioritários. Apenas laudos médicos junto com a receita para comprovar a comorbidade do paciente passam a serem aceitos.

Pelo menos 200 casos de possíveis fraudes envolvendo a vacinação contra a Covid-19 no município estão sendo investigados pela prefeitura. As denúncias de fura-filas foram encaminhadas ao Ministério Público, nessa segunda-feira, 25.

Segundo a prefeitura, a maioria dos cadastros com irregularidade ocorreu no grupo prioritário de pessoas com comorbidades. Elas teriam apresentado atestados falsos, se enquadrando no perfil de imunização definido pelo Ministério da Saúde, para furar a fila e antecipar a vacinação. Além disso, pelo menos 17 homens teriam se cadastrado como gestantes e puérperas para tentar receber as doses. Apesar da tentativa, acabaram sendo barrados após identificação do sistema.

De acordo com promotor de Justiça Ubiratan Domingues, os casos suspeitos serão encaminhados à Polícia Judiciária e ao MPMG para apuração de eventuais crimes.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.