Presidente da CPI da Pandemia quer criminalizar recomendação de medicamentos sem eficácia

Omar Aziz: há responsabilidade dos contrários ao lockdown pelas mortes por Covid em Manaus (Jefferson Rudy/Agência Senado)
Com informações do UOL

SÃO PAULO – O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), apresentou nessa sexta-feira, 21, um Projeto de Lei que criminaliza a recomendação de medicamentos sem comprovação científica. O senador defende que seja tipificado no Código Penal a conduta de “prescrever, ministrar ou aplicar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem a comprovação científica de sua eficácia no tratamento da doença apresentada pelo paciente”. Aziz propõe ainda que seja incorrido na mesma pena “aquele que incentivar, por qualquer meio, a utilização de tais produtos”.

No projeto, é citada a promoção do “tratamento precoce” contra a covid-19. “Ressalte-se que, além da ineficácia de tais medicamentos na prevenção ou no tratamento da doença causada pelo coronavírus, a sua utilização pode afetar a saúde dos pacientes, agravando a doença ou até mesmo levando-os a óbito”, diz o documento.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.