Projeto promove exposição fotográfica ‘Cidadania Digital na Amazônia – Povos Quilombolas’

Interações visuais e culturais entre os povos quilombolas da região amazônica (Divulgação/Assessoria)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – No período entre 19 e 22 de agosto, o Projeto Cidadania Digital promove a exposição fotográfica itinerante intitulada “Cidadania Digital na Amazônia I – Povos Quilombolas”. A mostra está em exibição no saguão de entrada do Instituto “Cidadania Digital na Amazônia I – Povos Quilombolas” de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no município de Parintins.

Barreirinha

Posteriormente, no dia 23 de agosto, a exposição fotográfica será levada à comunidade de Santa Tereza do Matupiri (Barreirinha-AM), onde as fotografias foram registradas durante oficina ministrada por membros do projeto em colaboração com o Instituto Cultural Ajuri.

Acervo

Essa exposição reúne um conjunto de 20 fotografias que destacam as interações visuais e culturais entre os povos quilombolas da região amazônica.

PUBLICIDADE
A exposição fotográfica itinerante intitulada ‘Cidadania Digital na Amazônia I – Povos Quilombolas’ (Divulgação/Assessoria)

A temática congrega a conexão entre essas comunidades e as formas visuais resultantes de suas vivências. Na próxima etapa do projeto Cidadania Digital, a produção será difundida em uma plataforma criada para circular as narrativas resultantes da produção compartilhada de conhecimentos entre a universidade e as comunidades envolvidas.

A coleção é composta por fotografias produzidas por Marcelo Rodrigo (UFPB), Marcos Moura (Ajuri), Sebastião Nascimento e participantes da oficina realizada no Quilombo de Santa Tereza do Matupiri. As imagens foram capturadas durante as atividades do projeto Cidadania Digital conduzidas por Rodrigo, então docente do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufam. Para ele, a exposição se consolida como uma inscrição no mundo físico do exercício da cidadania que se ratifica por meio de práticas, equipamentos, plataformas e recursos digitais.

“Ritos, danças, lutas, reivindicações, associações, discussões, reflexões e afetos caracterizam a identidade étnica e a territorialidade quilombola. Algumas fotografias registram as expressões, sentidos e emoções desses povos. Outras traduzem a própria visão deles sobre sua vida, seu lugar no mundo e os cenários que produzem sentido em seu cotidiano”, destacou o professor e vice-líder do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA) que acolhe o projeto.

‘Cidadania Digital’

O projeto Cidadania Digital tem como instituição executora a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e resulta de uma parceria com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) e a Plataforma Internacional de Cidadania Digital, entre outras instituições parceiras. A pesquisa é financiada pelo Programa Humanitas (Edital N° 05/2022) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Leia também: Manaus vai receber a exposição imersiva Van Gogh & Impressionistas em outubro
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.