Reitor da Ufam recebe político e ex-ministro Aldo Rebelo

Na ocasião, o reitor recebeu do autor um exemplar da obra, assim como presenteou o ex-deputado com o livro 'Fauna & Flora do Campus da Universidade Federal do Amazonas: a maior biodiversidade urbana do Brasil' (Divulgação/Ufam)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu nesta quinta-feira, 23, a visita do ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. O encontro, além do diálogo sobre assuntos pertinentes à educação, teve como objetivo convidar o reitor para participar do lançamento do livro “O quinto movimento – proposta para uma construção inacabada”, em Manaus.

Na ocasião, o reitor recebeu do autor um exemplar da obra, assim como presenteou o ex-deputado com o livro “Fauna & Flora do Campus da Universidade Federal do Amazonas: a maior biodiversidade urbana do Brasil”.

“É uma honra receber o ex-deputado em nossa Instituição e fiquei lisonjeado com o convite para participar do evento de lançamento de seu livro. Foi um diálogo em que discutimos a respeito de sua obra e diversos outros assuntos”, disse o reitor da Ufam, Sylvio Puga.

PUBLICIDADE

O livro é um depoimento sobre a centralidade da questão nacional e também uma reflexão sobre o quinto movimento que o autor denominou como as iniciativas necessárias à retomada da construção material e espiritual de nossa pátria.

“Centralidade da questão nacional é a ideia de que a Nação é o eixo organizador da vida social na presente etapa da história da civilização. O nacionalismo tem governado o mundo, nos últimos dois séculos, nas suas duas vertentes: o nacionalismo tirânico e opressor das nações imperiais, em confronto com o outro, o nacionalismo libertário, defensivo e democrático das nações emergentes em luta por sua emancipação”, destacou o ex-deputado Aldo Rebelo.

Biografia

Rebelo foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) – 1979; vereador em São Paulo – 1988/1990; deputado federal pelo Estado de São Paulo por seis mandatos– 1990/2014; presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China – 1998/2006; relator da Lei de Biossegurança – 1995; líder do PCdoB na Câmara dos Deputados – 1993/1997; presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – 2002; líder do Governo na Câmara dos Deputados – 2003; relator do Novo Código Florestal Brasileiro; ministro-chefe da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais – 2004; presidente da Câmara dos Deputados – 2005/2007; ministro de Estado do Esporte – 2011/2014; ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – 2015; ministro de Estado da Defesa – 2016; secretário da Casa Civil do Governo de São Paulo – 2018.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.