REVISTA CENARIUM participa da 13ª Mostra Científica da Ulbra Manaus

'Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil' foi a temática deste ano (Priscilla Peixoto/CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – A REVISTA CENARIUM foi uma das convidadas para participar da 13ª edição da Mostra Científica dos cursos de graduação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – unidade Manaus, localizada no bairro Japiim, Zona Sul da capital. O evento realizado nos dias 27 e 28 de outubro integrou a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com a temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil“, a programação divulga os trabalhos realizados por alunos e professores e proporciona a interação do tripé pesquisa, ensino e extensão.

A Cenarium é uma empresa que sempre busca incentivar projetos científicos e acadêmicos na região. Participar da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia da Ulbra é uma grande satisfação para toda a equipe. O evento promove a troca de experiências e informação tanto com os discentes e docentes, quanto com os visitantes que aproveitam a agenda para adquirir mais conhecimento“, destaca o gestor de redação e logística da REVISTA CENARIUM, Orson Oliveira.

A Revista Cenarium participa da 13ª Mostra Científica da Ulbra Manaus (Orson Oliveira/CENARIUM)

Desenvolvimento

De acordo com o reitor da instituição, Evandro Brandão Barbosa, o encontro, além de possibilitar experiências práticas a universitários e estudantes das escolas do ensino médio da rede pública e privada, também atenta para a importância da tríade “tecnologia, inovação e ciência”.

PUBLICIDADE

Este evento nos permite compreender que dentro da sociedade contemporânea, é exatamente a ciência, a inovação e a tecnologia que são responsáveis pelo desenvolvimento social, econômico, ambiental e político da sociedade. Nesse sentido, a Ulbra, com mais de trinta anos que tem aqui e com mais de 15 mil pessoas formadas em nível superior, conseguiu implementar esses três pontos em todos os cursos”, ressalta o reitor.

Professor doutor e reitor da instituição, Evandro Brandão Barbosa (Jander Souza/CENARIUM)

Agenda

Durante os dois dias de atividades, a Mostra contou com oficinas, palestras, cursos e apresentações culturais. De acordo com Evandro, em média, 3 mil pessoas passaram pela programação com direito a apresentações de cosplays, K-pop e espaço gamer.

Na leitura da coordenadora dos cursos de engenharia ambiental e civil, Raquel Freitas, o evento também atua como ferramenta de retomada da presença dos alunos de ensino médio e na participação dos alunos de graduação nas atividades científicas.

Trazemos essas pessoas para dentro do Campus para que elas vejam o que estamos desenvolvendo em sala de aula, o que os alunos estão trazendo de novo, principalmente, nessas questões de desenvolvimento tecnológico, pois há momentos que deixamos essas questões escondidas, seja dentro da sala, no TCC ou algo que não é divulgado. Daí notamos também a importância dos parceiros como a Cenarium e outros stands presentes, justamente, para fazermos essa união colaborando com a divulgação e compartilhamento do que acontece dentro da academia“, salienta Raquel.

Turma do Cosplay visitando o stand da REVISTA CENARIUM (Priscilla Peixoto/CENARIUM)

Da academia para o mercado

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), que também participou da programação, Afonso Lins, a Mostra é necessária e possibilita a integração do estudante com recém-formados e profissionais mais experientes para que ele comece a enxergar a realidade do mercado.

O mercado é bem diferente do que a realidade acadêmica e, uma feira como essa faz com que a interação de quem está chegando seja mais fácil e não sofra tanto trauma como, normalmente, se sente quando chega ao mercado”, declara Afonso Lins que complementa:

Mercado este que começa cada vez mais aquecido nessa pós-pandemia, ainda mais na área de engenheira e o Crea-AM vem fazer parte disso tudo, por pensarmos o tempo todo na engenharia, agronomia e na geociência. Aproveitamos e trouxemos o Crea Júnior que faz exatamente esse link do estudante com a vida profissional”, revela Lins.

Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Afonso Lins (Jander Souza/CENARIUM)

Sobre a Ulbra

De acordo com o reitor Evandro Brandão, atualmente, a Universidade Luterana do Brasil atua em Manaus desde 5 de março de 1992 e, atualmente, dispõe de mais de 40 cursos, sendo estes divididos em bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia entre presencial e ensino a distância.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.