Ronda da PM vai atuar no combate ao crime organizado em becos e vielas de Manaus

De acordo com governador do Amazonas, 120 PMs atuarão em locais de difícil acesso.(Reprodução/Internet)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado e o tráfico de drogas em Manaus, o governador Wilson Lima (PSC), lançou nesta terça-feira, 10, o programa “Rocam Motos” e realizou a entrega de 60 novas motocicletas para 120 policiais militares do Amazonas (PM-AM) iniciem o patrulhamento na capital amazonense.

“O governo do Amazonas dá um passo importante na segurança pública e essa tem sido uma pauta permanente minha e de toda equipe que faz parte da nossa segurança”, disse o governador do Amazonas, durante entrevista coletiva.

PUBLICIDADE

Segundo Wilson Lima, os PMs atuarão sobretudo nas áreas de movimento comercial, para que possam entrar com maior facilidade nos becos e vielas. “O que nós estamos entregando entregando hoje é um batalhão preparado, de 120 homens, que vão atuar naqueles locais de difícil acesso, sobretudo nas áreas de movimento comercial para que possam entrar com as motos nas vielas, ter um poder maior de mobilidade e dar a resposta que o cidadão tanto precisa”, destacou.

Wilson Lima e a base governista anunciam plano voltado para segurança pública (Reprodução/Internet)

Após convocar 323 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar realizado em 2011 na última quarta-feira, 5, Lima afirmou ainda, durante coletiva nesta terça, que o governo está programando e estudando a possibilidade de chamar mais policiais concursados para aumentar o efetivo.

Conflito em Nova Olinda do Norte

Sobre os policiais militares que morreram em confronto com criminosos, o governador disse que o Estado fará uma promoção post mortem (póstuma) e que está agilizando o processo de indenização das famílias. Os PMs que ficaram feridos também serão promovidos.

“Quero aqui também fazer uma prestação de contas com a tropa que aqui está presente, cada policial que acaba vindo a óbito no exercício de sua função, a família é indenizada, é um valor de R$ 100 mil. Não resolve, não repara, mas é um alento às famílias. O processo já está sendo encaminhado e nós vamos pagar o mais rápido possível”, disse.

O lançamento do programa contou com a participação dos deputados estaduais Roberto Cidade (PV), Alessandra Campelo (MDB), Joana Darc (PL), Cabo Maciel (PL).

Também estavam presentes, o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior (Pros), da delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC/AM), Emília Ferraz Moreira, do secretário de Segurança Pública (SSP/AM), coronel Louismar Bonates e do coronel da Polícia Militar (PM/AM), coronel Ayrton Norte.

Sistema de Monitoramento

O governador também citou a implantação de um sistema de monitoramento no município de Itacoatiara, distante a 270 quilômetros de Manaus, que será interligado com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) da capital. O valor dos repasses de verbas ainda não foi informado.

“O repasse é resultado da intervenção do deputado Cabo Maciel que, inclusive, tem articulado junto com os deputados para que possam fazer a composição da emendas, e implantar esse sistema lá”, comunicou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.