Rosa Weber vai entregar Constituição em língua indígena na Biblioteca Nacional

A presidente do STF, Rosa Weber, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Fellipe Sampaio/SCO/STF)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS – Presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber estará na Biblioteca Nacional na sexta-feira, 25, para entregar ao presidente da fundação, o professor Marco Lucchesi, uma cópia da Constituição em nheengatu, língua geral amazônica, originária do tupi.

Leia também: Reabertura do Judiciário: Rosa Weber chama ataques do 8 de Janeiro de dia infame

Membro da Academia Brasileira de Letras, Lucchesi é especialista na temática indígena e foi curador do projeto de tradução da Constituição realizado por profissionais indígenas a partir de iniciativa do STF.

PUBLICIDADE

É a primeira vez em 100 anos que a Biblioteca Nacional recebe a chefia do Judiciário. O último registro foi na morte de Rui Barbosa, personagem que simbolicamente une as duas instituições: seu busto está instalado em ambas —a versão do STF foi recentemente restaurada após os atos de vandalismo de 8 de janeiro.

(*) Com informações da Folhapress

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.