Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
27 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
Com informações do Infoglobo

RIO — Um salão de beleza localizado no centro de Araraquara, no interior de São Paulo, sofreu um ataque racista no último dia do ano passado por causa de um outdoor instalado em frente ao estabelecimento. A peça publicitária mostra quatro mulheres, sendo que uma das modelos é negra.

“Já falei, tira essa macaca do meio das mulher bonita (sic)”, diz a pichação feita com pincel na grade do salão de beleza. O painel traz a mensagem “transforme toda forma de beleza”.

Insulto racista em frente a salão de beleza em Araraquara Foto: Reprodução/Youtube
Insulto racista em frente a salão de beleza em Araraquara (Reprodução/Youtube)

Em entrevista à Rádio Morada, de Araraquara, a dona do salão de beleza disse que este foi o terceiro ataque racista sofrido pelo estabelecimento. O primeiro ocorreu há cerca de seis meses, quando o outdoor foi instalado.

“A primeira vez foi há seis meses, quando escreveram na lona de caneta, mas a gente sempre optou por ignorar. Apagava e depois aparecia novamente. Até que no último dia do ano eles fizeram dessa forma, maior e mais evidente, e a gente não aguentou mais”, afirmou a empresária, que se identificou apenas como Érica.

A dona do salão disse que todas as vezes os insultos raciais foram idênticos. O agressor usou sempre a mesma frase, com pequenas variações. Ela apresentou uma foto de uma pichação anterior com os dizeres: “Três mulher linda e uma macaca no meio (SIC)”.

'Três mulher linda e uma macaca no meio (sic)', diz pichação racista Foto: Reprodução/YouTube
‘Três mulher linda e uma macaca no meio (sic)’, diz pichação racista (Reprodução/YouTube)

“Estamos levando a público agora, nunca quisemos dar Ibope para isso. A gente fica com receio de que aconteça outra coisa diferente e também dos clientes que podem se deparar com isso em frente ao estabelecimento”, afirmou.

Érica explicou que seu salão sempre teve essa proposta, de valorizar a diversidade, mas que a marca foi reformulada há dois anos para dar mais ênfase a esse aspecto.