Série ‘Imagens da Amazônia’ retrata expedição para levar saúde a populações ribeirinhas

Dentista em atendimento a paciente ribeirinho (Divulgação/Assessoria)
Da Revista Cenarium Amazônia*

BELÉM (PA) – Segundo Estado com maior extensão territorial do Brasil, o Pará é também um dos entes da federação com o menor número de médicos por habitante. Diante desta carência de profissionais, a Alliança Saúde se uniu à ONG Zoé, criada para levar atendimentos em saúde para populações ribeirinhas da região.

A primeira expedição da qual a Alliança participou, realizada em junho, mês do meio ambiente, deu origem a uma série de vídeos chamada “Imagens da Amazônia”. Captadas pela Trator Filmes, as belíssimas cenas são o cenário usado para contar um pouco da experiência dos voluntários, da visão da Alliança sobre a saúde e sobre a própria Amazônia, que é gigante, plural e, ao mesmo tempo, única no mundo.

Com episódios semanais disponíveis no YouTube, a série teve seu primeiro vídeo publicado durante a Cúpula da Amazônia, que reuniu presidentes e ministros de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, na última terça-feira, 8, e quarta-feira, 9, em Belém (PA). O último vídeo será divulgado no dia 5 de setembro, quando se comemora o Dia da Amazônia.

PUBLICIDADE
Embarcações ancoradas em comunidade ribeirinha na Amazônia (Divulgação/Assessoria)

“As populações amazônicas têm uma carência enorme de cuidado e esperam, por muito tempo, para realizar exames e procedimentos relativamente simples e acessíveis nos grandes centros urbanos. Agradeço à Prio e à Ligga por se unirem a nós nesse apoio. Também agradeço ao médico Gabriel Bollis por ter representado a Alliança nessa primeira expedição. A série de vídeos nos ajuda a demonstrar o quanto nos orgulhamos desse projeto, que mora no meu coração. Com a ONG Zoé, cuidamos de quem cuida da floresta”, destaca Isabella Tanure, vice-presidente do Conselho de Administração da Alliança Saúde.

Alliança Saúde

Um dos maiores players de medicina diagnóstica do País, a Alliança Saúde — conhecida durante 13 anos como Alliar — foi criada a partir da fusão de quatro empresas líderes do setor de diagnóstico médico por imagem nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Campo Grande e São José dos Campos.

A companhia, cujo Conselho de Administração é presidido pelo investidor Nelson Tanure, iniciou em 2022 um novo ciclo de intenso crescimento, com foco na ampliação de sua oferta de produtos e serviços, principalmente, nas áreas de análises clínicas e vacinas.

Com mais de 5 mil colaboradores e cerca de 1,2 mil médicos parceiros, a Companhia está presente em 13 Estados brasileiros. São 120 unidades de atendimento para realização de exames diagnósticos por imagem, análises clínicas, medicina nuclear e vacinas. Atua também com soluções corporativas – remotas e presenciais – para hospitais e centros de diagnóstico dos setores privado e público.

Suas marcas pelo Brasil são: São Paulo (CDB e Plani), Espírito Santo (Multiscan), Minas Gerais (Axial, Nuclear, São Judas Tadeu e Cedimagem), Mato Grosso do Sul (Di Imagem e Multilab), Pará (CSD), Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte (Delfin), Paraná (Sabedotti) e Rio de Janeiro (Cedimagem), além das parcerias com ProEcho e Cepem (Rio de Janeiro) e Unimed Fama (Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Rondônia e Roraima).

Leia também: Com palestras gratuitas, eventos abordam novas metodologias sobre saúde pública na Amazônia
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.