Sindicato certifica portais com ‘Selo de Jornalismo Profissional’ pela qualidade na produção de notícias

A AGÊNCIA CENARIUM está entre os 11 portais de notícias que pela qualidade na produção da informação e o compromisso à ética profissional vão receber o 'Selo de Jornalismo Profissional' (Reprodução)
Da Cenarium

MANAUS – O Sindicato de Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJP/AM) vai realizar a entrega da Certificação do Selo de Jornalismo Profissional a 11 portais de notícias, pela qualidade na produção da informação e pelo compromisso profissional, dentre eles à AGÊNCIA CENARIUM. A cerimônia acontecerá no dia 17 de novembro, uma quinta-feira, às 19h, no auditório da Unidade 3 do Centro Universitário Fametro, localizado na Avenida Constantino Nery, 1.937, bairro Chapada.

O Selo de Jornalismo, de acordo com o projeto lançado pelo SJP/AM no dia 7 de abril passado, é uma ferramenta de combate às fake news e à desinformação, auxiliando as empresas credenciadas e os jornalistas profissionais na produção de notícias, em bases éticas, com qualidade nos conteúdos e voltadas ao interesse público.

Durante o lançamento, em abril, a jornalista Paula Litaiff, CEO da CENARIUM, disse que o selo tem como principal motivo mostrar para a sociedade quem faz fake news e quem faz jornalismo profissional. Para ela, a iniciativa mostra, ainda, a atitude corajosa do SJPAM de enfrentar, inclusive, grupos criminosos.

PUBLICIDADE

“A CENARIUM não poderia deixar de apoiar essa iniciativa do sindicato que é a única instituição habilitada a representar a classe aqui, no Amazonas, por meio da Fenaj. Estamos aqui para prestigiar o evento e também para buscar o credenciamento junto ao ‘Selo do Sindicato dos Jornalistas’”, declarou Paula Litaiff.

Evento contou com a presença de representantes de veículos de comunicação do Amazonas e de entidades da sociedade civil (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Importância do selo

O jornalista Wilson Reis, presidente do SJP/AM, destacou a importância do Selo de Jornalismo Profissional ao exercício da profissão e o reconhecimento aos portais que o receberão pelo compromisso que assumem com a ética e a qualidade dos conteúdos jornalísticos.

“A prática jornalística exige de cada profissional o compromisso com a verdade no relato dos fatos, a ética na relação profissional e a democracia para existência de uma imprensa livre. Portanto, o selo reconhece o trabalho ético e de qualidade destes veículos de comunicação no Amazonas e busca agregar novas empresas e profissionais. Não há jornalismo sem compromisso social e qualidade nos conteúdos produzidos por profissionais e veículos de comunicação. Ao receber o selo, portais e jornalistas estão assumindo este compromisso com o sindicato e a sociedade”, declarou Reis.

Presidente do Sindicato, Wilson Reis (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Inscrições abertas

De acordo com o SJP/AM, o projeto do Selo segue com as inscrições abertas às novas adesões. Os proprietários de veículos de comunicação como portais, sites e blogs de notícias podem acessar o edital por meio do link ( http://jornalistasam.com.br/novosite/ccts-e-editais/ ).

O projeto do Selo segue com as inscrições abertas às novas adesões (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

No ato das inscrições, os interessados devem preencher os requisitos previstos pelo edital e entregar os documentos exigidos na sede da entidade sindical, localizada na Praça Santos Dumont, 15, Centro. Fone: (92) 3234-9977.

Veja a lista dos 11 veículos jornalísticos certificados pela comissão que receberão o Selo de Jornalismo Profissional:

  1. Agência Cenarium;
  2. Amazonas1; 
  3. Central de Notícias da Amazônia – CNA7; 
  4. Central do Poder;
  5. Dia a Dia Notícia;
  6. Portal De Amazônia;
  7. PortaldoAmazonas.com;
  8. Portal Imediato Online;
  9. Portal M2 News;
  10. Portal Obidense;
  11. Portal Real Time1.
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.