Suspeito de matar mãe de filha de ex-senador por RR é preso; Telmário Mota segue foragido

Ex-senador é investigado por ser o mandante do assassinato de Antônia Sousa (Geraldo Magela/Agência Senado)
Winicyus Gonçalves – Da Revista Cenarium Amazônia

BOA VISTA (RR) – A Polícia Civil de Roraima (PC-RR) prendeu, na manhã desta segunda-feira, 30, Leandro Luz da Conceição, apontado como o autor do assassinato de Antônia Araújo de Sousa, de 52 anos, mãe da filha de 18 anos do ex-senador por Roraima, Telmário Mota. Localizado em Caracaraí, no interior de Roraima, Conceição também é investigado por envolvimento com a morte de uma empresária em Rorainópolis, também no interior do Estado.

O político acusado de ser o mandante do crime, e seu sobrinho, Harrison Nei Correa Mota, o “Ney Mentira”, que supostamente liderou a logística e o planejamento do crime, seguem foragidos. Foram autorizadas ainda medidas cautelares contra uma assessora do ex-senador, que não foi identificada pela PC-RR.

Dinâmica

A operação Caçada Real, que tem mesmo nome da fazenda do político, localizada em Boa Vista, tem o apoio de outras forças de Segurança Pública do Estado e também da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF). De acordo com a Polícia Civil de Roraima, a decisão de matar Antônia partiu de uma reunião na propriedade onde Telmário Mota deixou “Ney Mentira”, o responsável pela execução do crime. A fazenda foi um dos locais alvos de busca na operação.

PUBLICIDADE

Investigadores descobriram que a moto usada pelos assassinos no dia do crime foi comprada pelo sobrinho do ex-senador. Segundo a polícia, o veículo foi adquirido por R$ 4 mil em espécie, estava em nome de outra pessoa e com documentação irregular. Após comprar a moto, o sobrinho a entregou para a assessora do ex-senador levar até uma oficina e realizar alguns reparos. Em seguida, ele pediu para que a assessora entregasse a moto para os autores do crime em um local indicado.

Policiais cumpriram mandados em fazenda de propriedade de ex-senador (Divulgação/PC-RR)
Mandado de prisão

O mandado de prisão contra Telmário Mota, o sobrinho dele Harrrison Nei Correa Mota e Leandro Luz, que atirou em Antônia, foi expedido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri, assinado pela juíza Lana Leitão Martins.

A magistrada entendeu que a investigação da Polícia Civil tinha elementos significativos quanto à autoria e participação dos investigados, considerando o alto nível de organização, periculosidade e grande possibilidade em desfazimento de provas, como já demonstrado na investigação criminal.

“Além do mais, não se pode negar que o representado Telmário Mota de Oliveira, é ex-senador da República, pertencente à família tradicional, que ainda exerce de influência política no Estado. A investigação demonstra que o representado se desfez de provas, ao determinar que Cleidiane apagasse imagens contidas em seu DVR e HD de imagens de sua residência, inclusive, ordenando a troca de celular”, cita trecho da decisão.

Além dos mandados de prisão, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão. A ação conta com apoio da Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Policiais cumprem mandados em Boa Vista, Roraima (Divulgação/PC-RR)

A REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA questionou a assessoria do ex-senador e o próprio ex-parlamentar sobre a operação, mas não houve retorno até o fechamento da matéria.

Leia mais: Ex-senador de RR é alvo de operação por mandar matar mãe da própria filha
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.