Unicef faz parceria com instituto para potencializar jovens na periferia de Manaus

Jovens e adolescentes de Manaus serão público-alvo do projeto feito em parceria da 3M com o Unicef (Simeão Wanderley/Unicef)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e o Instituto 3M firmaram parceria para lançar, em Manaus, o programa Upshift cuja proposta é desenvolver, preparar, potencializar e capacitar jovens paro o mercado de trabalho em um âmbito profissional, utilizando ferramentas para, entre outras coisas, fortalecer ações de empreendedorismo. Manaus faz parte da estratégia #Agenda Cidade Unicef, uma iniciativa do Unicef, em parceria com o Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus. O bairro escolhido foi o Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste da capital, e a meta é envolver 250 jovens.

A metodologia empregada no programa trabalha a resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, colaboração, espírito coletivo, comunicação e capacidade de liderança. Além de fortalecer conceitos, o Upshift também empodera adolescentes e jovens visando criar e fortalecer sentimentos de confiança, resistência, resiliência, participação e envolvimento cívico. A ideia é trazer os jovens para um ambiente de protagonismo dentro das comunidades das quais são oriundos.

Jovens serão convidados a se capacitar e a desenvolver segurança e espírito de liderança (Reprodução/Alonso Júnior)

Para a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef, no Brasil, Rayanne França, o programa gera oportunidade. “O Upshift é uma oportunidade para apoiar adolescentes e jovens a se tornarem uma força de mudança social e econômica. Para que essa geração tenha o presente e o futuro que merece, é preciso garantir o direito a políticas e programas que fomentem a transição positiva para o mundo do trabalho. Por meio dessa parceria com a 3M, vamos contribuir para essa transformação, levando formação e oportunidades para os adolescentes de Manaus”, adiantou.

PUBLICIDADE

Fábrica no PIM

Para Marcelo Oromedia, diretor-presidente da 3M Brasil, empresa que possui uma unidade fabril no Polo Industrial de Manaus (PIM), a iniciativa privada pode e deve ajudar a criar ambientes favoráveis. “As empresas brasileiras têm o potencial de criar diversas oportunidades e apoiar jovens que estão em situação de vulnerabilidade. Por isso, a proposta dessa parceria entre a 3M e o Unicef Brasil é promover a garantia de direitos e gerar possibilidades para a capacitação profissional, com o intuito de melhorar a vida dessas pessoas”, salientou.

A previsão é que o programa seja desenvolvido ao logo do ano. No primeiro semestre, serão aplicados: “Thinking e Inovação”, cujo objetivo é auxiliar os participantes nos protótipos de soluções e apuração de foco. Em seguida, “Desenvolvimento de competências para a vida”, que visa a identificação de competências e formação de capacidades de liderança entre os jovens. No segundo semestre, será a vez do “Workshop sobre inovação”, “Visita à fábrica da 3M em Manaus” e implementação de projetos.

Leia também: ONU oferta programa de bolsas para jovens indígenas e quilombolas brasileiros
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.