Wilson Lima articula reedição do IPI, Braga tenta obter mérito e internautas questionam: ‘Quem conseguiu?’

Wilson Lima (à esquerda) conseguiu articular a reedição do decreto; Braga (à direita) gravou vídeo para tentar obter mérito pela conquista. (Arte: Thiago Alencar)

Da Revista Cenarium

MANAUS — Depois que o governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fará mudanças no Decreto Federal 10.979/2022, que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% em todo o País, o senador Eduardo Braga (MDB) foi para as redes sociais e afirmou que o mérito foi de ‘toda a bancada amazonense’. Braga foi questionado por internautas, que queriam saber se ele estava presente na reunião decisiva da última quarta-feira, 9.

Ao lado do senador Plínio Valério (PSDB), em Brasília, Braga disse que estava gravando o vídeo para “mostrar que os parlamentares estavam unidos nesse trabalho”. “Juntos conseguimos excepcionalizar os produtos com processo produtivo básico aprovado pelo governo federal do decreto de IPI, sem nenhuma outra restrição. Portanto, não será até agora, será enquanto perdurar o decreto da Presidência da República”.

PUBLICIDADE

Toda a bancada reagiu ao decreto que reduziu a alíquota do IPI, no entanto, foi só depois de uma reunião com equipe da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-AM) e do governador Wilson Lima que o presidente decidiu reeditar o decreto, excepcionalizando a Zona Franca de Manaus.

Governador Wilson Lima reunido com representantes do Ministério da Economia e com o presidente Bolsonaro.

No Twitter, o senador Eduardo Braga foi questionado por seguidores. “Conseguimos? Quem? Ontem a reunião foi com os técnicos e hoje o governador Wilson Lima foi com o presidente e o ministro. O senhor estava na reunião?”, escreveu um usuário da plataforma, retuitando o vídeo compartilhado pelo parlamentar.

Outro internauta disse que o senador estava “exagerando” e que Bolsonaro só decidiu pela reedição do decreto governamental após reuniões com equipes da Secretaria de Estado de Fazenda.

Reedição do decreto

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que convidou o presidente Bolsonaro para fazer a assinatura do novo decreto em Manaus, o que deve ocorrer ainda neste mês de março.

Ele lembrou a equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) e do Cate, juntamente com representantes da indústria, já vinha dialogando com a equipe do Ministério da Economia sobre a importância da ZFM para o desenvolvimento regional, a preservação ambiental e, principalmente, geração de emprego e renda.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.