Academia de Letras de Maués, no AM, lança primeiro livro de poesias, contos e crônicas

Cidade de Maués (AM) (Semcom-Maués/Reprodução)
Com informações da assessoria

MANAUS – Ao completar um ano de existência, a Academia de Letras de Maués (Alma) lança o primeiro livro de poesias, contos e crônicas. Intitulado “Antologia dos Filhos de Maués”, o livro foi idealizado pelas maueenses Socorro e Tereza Barroso, com apoio dos imortais da Alma. O propósito de organizar uma Antologia dos escritores e de pessoas que vivem no município de Maués, distante há 257 quilômetros da capital Manaus, surgiu em uma conversa entre as gêmeas na cidade de San Lorenzo, no Paraguai, em 2021.

”0 projeto foi amadurecendo e começamos a buscar o apoio dos nossos confrades e nossas confreiras da Academia de Letras de Maués”, explicaram as irmãs. Em 2022, as poetisas fizeram o primeiro contato com um grupo de escritores em Maués. O projeto de organização da antologia “Arte, Poesias e Narrativas dos Filhos de Maués”, com vários escritores que se radicaram na cidade por motivo profissional, vem da necessidade de mostrar para o Amazonas e o Brasil as ideias histórias sobre a população das cidades ribeirinhas, principalmente, da Terra do Guaraná e suas belezas naturais. A disseminação de conhecimentos nessa área constitui pessoas importantes para a valorização da cidade num patamar social, cultural e político. Melhorar ainda a qualidade da leitura no âmbito educacional, com obras regionais e nacionais.

Para concretizar esse projeto foram convidados 24 escritores cuja escolha teve por critérios os escritos e a contribuição profissional para o desenvolvimento da sociedade maueense, contendo escritores iniciantes e escritores da Alma. “Para garantir o êxito e a qualidade deste ambicioso projeto editorial recorremos às pessoas que conviveram há mais tempo na cidade, tendo conhecimentos sobre o desenvolvimento e a construção de projetos que somaram para fomentar as articulações sociais, culturais e políticas do município.

PUBLICIDADE
Intitulado “Antologia dos Filhos de Maués“, o livro foi idealizado pelas maueenses Socorro e Tereza Barroso, com apoio dos imortais da Alma (Divulgação)

Para a presidente da Alma, a advogada e jornalista Inácia Caldas Puga, o grande presente da academia é poder comemorar o primeiro ano de existência do sodalício com o lançamento da primeira obra dos imortais. “Estamos devolvendo para a sociedade maueense tudo o que de melhor aprendemos em nossas vidas“, reiterou a presidente. O prefácio da obra foi escrito pelo padrinho da Alma, o médico oftalmologista Cláudio Chaves“.

O livro Antologia, Arte, Poesia de Narrativas dos Filhos de Maués, de autoria de 24 consagrados escritores da terra do guaraná, agrupa textos literários que se caracterizam como uma verdadeira coletânea da cultura amazônica. Consiste de um repleto número de poesias, recheado de crônicas, contos, ensaios e uma síntese do currículo de seus autores”, disse Chaves.

O lançamento do livro acontece nesse sábado, 24, às 19 horas, na Casa Faraco, no município de Maués.

Convite do lançamento da obra (Reprodução)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.