Bolsonaro inaugura residencial que beneficiou parentes do prefeito de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida durante evento de inauguração do Conjunto Cidadão Manauara II (Ruan Souza/Semcom)
Marcela Leiros – Da Cenarium

MANAUS – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugurou rapidamente nesta quarta-feira, 18, o conjunto residencial Cidadão Manauara II, no bairro Santa Etelvina, zona Norte da capital, cujo “sorteio” da unidades beneficiou parentes do prefeito da capital, David Almeida (Avante). As beneficiadas recebem até R$ 4 mil em cargos comissionados da própria prefeitura e os imóveis deveriam ser destinados a famílias com renda de até R$ 2 mil, conforme critérios da Caixa Econômica.

Um levantamento feito no Portal da Transparência mostrou que as tias da estudante Fernanda Aryel Almeida – filha do prefeito de Manaus – foram contempladas pela Caixa Econômica para receberem os apartamentos. A obra, que faz parte de uma parceria entre a prefeitura e o governo federal, deveria ter sido inaugurada pelo presidente em julho, mas Bolsonaro foi internado e teve que cancelar a visita. Por isso, Almeida também cancelou a inauguração à época.

Leia também: Parentes do prefeito de Manaus são ‘contemplados’ em sorteio de casas da Caixa Econômica

Essa é a segunda viagem presidencial a Manaus neste ano. A primeira aconteceu em abril para a inauguração da última etapa do Centro de Convenções Vasco Vasquez. Assim como a última, esta inauguração contou com a presença de outras autoridades como o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), o prefeito David Almeida, o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, o ex-ministro da Saúde e atual secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Eduardo Pazuello, o pastor Silas Malafaia, entre outros.

PUBLICIDADE

A cerimônia ocorreu no próprio conjunto, em meio à aglomeração de pessoas e sem o uso de máscaras de proteção. O próprio presidente Jair Bolsonaro não utilizou qualquer item de proteção individual em nenhum momento durante o evento, mesmo no meio de outras pessoas também sem máscaras.

Veja o vídeo:

Aglomeração durante a inauguração do residencial (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

Crítica a governadores

Bolsonaro chegou a Manaus por volta das 9h e se dirigiu ao evento, onde comentou sobre a crise econômica no País, como a crise hídrica e o aumento da inflação e mais uma vez culpou governadores que estabeleceram medidas restritivas para frear a transmissão da Covid-19.

“Sabemos que a inflação está batendo na porta de vocês, mas lá atrás, grande parte dos governadores disseram que deveríamos respeitar aquela máxima: ‘fica em casa’ que a economia a gente vê depois. E agora a economia está batendo na porta de todos nós. Apesar da pandemia, trabalhamos, criamos projetos, para manter empregos e terminamos 2020 com mais gente com carteira assinada do que quando findou 2019”, disse o presidente.

Os apoiadores de Bolsonaro também compareceram em peso ao evento e aos gritos de “mito” saudaram a presença do chefe do Executivo. Muitos também dispensaram o uso de máscaras.

Comitiva presidencial durante o Hino Nacional na inauguração do conjunto residencial (Marcela Leiros/Revista Cenarium)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.