Bolsonaro pode ser indiciado por relatora de CPMI do 8 de Janeiro

O ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Pricila de Assis – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de Janeiro, em Brasília, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), considera convocar o ex-presidente Jair Bolsonaro para depor quanto ao seu comando na tentativa de golpe de Estado. Em entrevista exclusiva ao Estadão, a senadora do Maranhão afirma que, enquanto esteve ainda em exercício como presidente da República, Bolsonaro induziu que seus apoiadores atacassem o Palácio do Planalto, Palácio do Congresso Nacional e o Palácio do Supremo Tribunal Federal.

Eliziane ainda menciona que o ex-chefe da Nação era “o comandante máximo de todo esse processo”. “No caso de Bolsonaro, para além da questão do financiamento, a gente precisa também entender a autoria intelectual. Ele era o maior formador de opinião do Brasil. E a gente precisa também responder à pergunta: Quem planejou? Quem instigou o 8 de Janeiro? O indiciamento é muito possível exatamente por isso”, disse.

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto, em janeiro de 2023 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em declaração, a senadora explica que Bolsonaro está envolvido em mais um esquema no qual está sendo apurado pela Comissão, envolvendo os desvios de joias presenteadas à União que, supostamente, foram vendidas nos Estados Unidos da América.

PUBLICIDADE

“Para a gente entender quem financiou o golpe, a gente precisa saber para onde é que esse dinheiro está sendo movimentado. Não é, por exemplo, a investigação em si do crime de negociação de produtos, de joias que deveriam estar no patrimônio público e não estavam. Então, não é especificamente esse crime”, explicou o militar.

Leia mais: Ação que cassou governador bolsonarista de Roraima partiu do Avante de André Janones
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.