Candidata ao Governo do AM afirma que ‘mulher só arruma confusão quando está desarrumada’

Candidata Nair Blair falou sobre plano de governo em entrevista ao A Crítica na TV (Reprodução/Youtube da TV A Crítica)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A candidata ao Governo do Amazonas Nair Blair (Agir) afirmou durante entrevista realizada na terça-feira, 13, ao programa A Crítica Notícia, da TV A Crítica, que parte dos índices do feminicídio ocorrem porque mulheres arrumam confusão pela falta de acesso a procedimentos estéticos e cosméticos.

Mediada pelos jornalistas e apresentadores Naiandra Amorim e Dante Graça, a entrevista com a candidata durou 30 minutos, onde Nair poderia apresentar seu plano de governo. Entre as pautas levantadas pela candidata, Blair apresentou projetos de distribuição de renda e sugeriu a criação de um auxílio permanente de R$1.500.

Essa renda é metade desse dinheiro, exclusivamente, para alimentação e a outra metade para você mulher, para que você possa ter o seu cabelo, a sua unha, os seus cílios, para que você possa pintar seu cabelo (sic), explicou a candidata, que justificou os gastos com a beleza como uma necessidade e não uma questão de vaidade.

PUBLICIDADE

Blair justificou que a beleza está diretamente ligada aos índices de feminicídio, crime onde mulheres são assassinadas pelo simples fato de ser mulher. Os motivos mais comuns são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres.

Porque nós mulheres sabemos que uma mulher com a unha feita, minha querida, e o cabelo arrumado, ela não arruma confusão com ninguém. A gente vai impactar significativamente e socialmente na questão do feminicídio“, afirmou a candidata.

Feminicídio e violência doméstica

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), entre janeiro e junho de 2022, foram registrados seis casos de feminicídio no Estado. Em 2021, foram 51 casos registrados pela secretaria em todo o Estado.

Já os índices de violência doméstica, primeiro passo que pode levar ao feminicídio, chegou a 1.115 casos, entre janeiro e maio de 2022, envolvendo lesões corporais e outros 313 casos de descumprimento de medida protetiva no Estado.

Candidata Nair Blair durante entrevista ao programa “A Crítica na TV” (Reprodução/YouTube Tv A Acrítica)

Em 14 municípios no interior do Amazonas, que apresentaram dados entre janeiro e maio de 2022, foram 182 casos registrados pela SSP. Em 2021, esses números chegaram a 23.545 casos de violência doméstica, com cerca de 30 tipos de violência contra a mulher, sendo 6.540 registros de ameaça, 3.712 de injúria e 1.572 de lesão corporal. No interior o número chegou ao total de 909 casos no ano passado.

A candidata defende o argumento que parte da violência doméstica sofrida por mulheres atualmente é fruto da falta de recursos para cuidar da beleza e que o auxílio serviria para evitar mais casos. “O Amazonas têm recursos para isso?” pergunta a jornalista Naiandra, que é prontamente respondida por Blair. “Sim, ele tem“.

Fome

O apresentador Dante Graça questiona se a candidata acredita que pessoas que passam necessidades vão realmente investir esse dinheiro em cosméticos e procedimentos estéticos ao invés de comprar comida ou atender a outras necessidades básicas.

Em Manaus, os índices de pobreza são os maiores do que em outras capitais do Brasil, segundo dados do 9º Boletim Desigualdade nas Metrópoles, que mostram que 41,8% da população manauara está em situação de pobreza, além de outras 11,1% estão em situação de pobreza extrema.

Entre os mais pobres, a média de rendimentos por cada morador chega a ser de R$245,6. A candidata no entanto, defende que vai existir uma regulação para os gastos com auxílio permanente por meio de um aplicativo, onde será possível verificar em quais setores o dinheiro está sendo destinado.

“Na plataforma que nós temos ela vai optar, lá vão ter três pontos distintos”, explica a candidata, ao afirmar que o sistema permitirá que a usuária especifique no extrato para quais setores o dinheiro está sendo gasto, buscando evitar desvios.

Candidatura indeferida

Na segunda-feira, 12, Nair Blair e a candidata a vice-governadora da mesma chapa, Rita Nobre (Agir), tiveram as candidaturas rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e podem não disputar as eleições deste ano. A assessoria informou por meio de nota que vão recorrer da decisão.

Amazonino Mendes (Cidadania), Carol Braz (PDT), Dr. Israel Tuyuka (PSOL), Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (Podemos), Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Wilson Lima (União Brasil) já tiveram as candidaturas aprovadas pela Corte Eleitoral.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.