Candidato a defensor público-geral do AM cita ‘experiência’ e ‘maturidade’ como pontos importantes

O defensor público Rafael Barbosa (Reprodução/Adepam)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Candidato a assumir a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), o defensor público de 1ª classe Rafael Barbosa afirmou ao programa CENARIUM ENTREVISTA que a experiência e a maturidade são pontos importantes para comandar o órgão pela terceira vez. No dia 1° de dezembro, ele concorre à eleição para formação de lista tríplice definida pelo voto dos defensores públicos amazonenses e de onde vai sair o nome indicado pelo governador Wilson Lima (UB).

“Vou continuar com o trabalho que foi iniciado lá atrás, só que com dois pontos que, na minha opinião, são muito valiosos e diferenciais. É a experiência e a maturidade. O longo tempo que fiquei na gestão serviu para aprender com os erros, aprender também com os acertos”, ressaltou em entrevista exibida na segunda-feira, 13.

Rafael Barbosa ingressou na DPE-AM há quase 20 anos e é doutor e mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutorando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, além de professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

PUBLICIDADE
O defensor público do Amazonas Rafael Barbosa em evento do órgão (Divulgação/DPE-AM)

Entre as propostas apresentadas nesta campanha, o defensor público destacou que pretende criar uma nova diretoria para o órgão. Atualmente, a organização da equipe-base da DPE-AM consiste nos cargos de defensor público-geral, sub-defensor, diretoria administrativa e diretoria de planejamento, além da escola de formação dos servidores.

“Nós vamos criar mais uma diretoria, se a gente chegar lá, que é a diretoria do interior. Então, essas diretorias já foram apresentadas para os defensores, quem serão os ocupantes dos cargos, se a gente conseguir êxito nessa jornada. [Os cargos são] quase 100% dominados pelas mulheres para mostrar que a história da defensoria esteve entrelaçada com a história da mulher, da defensora pública”, afirma Barbosa.

Com a estratégia de converter votos, o candidato a defensor público-geral explicou que realiza uma campanha voltada para os defensores públicos, agentes principais na escolha da lista tríplice. Além disso, Rafael Barbosa ressalta que pretende continuar projetos iniciados por ele em outras gestões, a fim de aperfeiçoá-los.

“[A campanha] é no corpo a corpo com os colegas, explicando quais são nossas propostas, mostrando nosso trabalho do passado. Muitas das propostas que nós apresentamos para os defensores e defensoras são coisas que eu já fiz e farei novamente. Então, é muito mais fácil e concreto para eles olharem para trás e perguntarem para os defensores antigos quem eu fui”, disse o defensor público.

Escolha do titular

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai realizar, no dia 1° de dezembro, eleição para formação da lista tríplice para nomeação do defensor ou defensora-geral do Estado, além de formação do Conselho Superior da instituição. O escolhido a preencher o maior cargo do órgão vai ser indicado pelo governador Wilson Lima.

Constam como candidatos ao cargo de defensor público-geral os defensores Caroline Pereira de Souza, Messi Elmer Vasconcelos e Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa. O eleito ou eleita vai substituir, no biênio 2024-2025, o atual dirigente do órgão, o defensor público Ricardo Queiroz de Paiva.

Para concorrer ao cargo da DPE-AM, o postulante deve ser integrante da carreira de defensora ou defensor público do Estado do Amazonas; ser maior de 35 anos; não estar incurso em quaisquer das causas de inelegibilidade previstas no edital e ser estável na carreira de defensor público.

A votação para eleição da lista tríplice vai contar com a participação de um colégio eleitoral composto por 140 membros da instituição. O voto de cada integrante da carreira de defensor público em efetivo exercício é pessoal, obrigatório e secreto.

Leia mais: MPF e DPE-AM conseguem na Justiça equipamentos e pediatras para hospital no AM
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.