Divididos, vereadores de Manaus se aproximam de Amom Mandel, possível candidato a prefeito

Amom aproveitou a passagem por Manaus para visitar os ex-colegas de bancada na CMM (Thiago Alencar/REVISTA CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Entre os mais cotados para disputar a Prefeitura de Manaus, nas Eleições 2024, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) começa a estabelecer “correntes de apoio” para o arco de aliança, do próximo pleito, e promoveu um jantar para vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no último final de semana, em meio à divisão da bancada do prefeito David Almeida (Avante) na Casa.

A informação sobre a articulação do encontro foi publicada, primeiro, no Programa “O Poder e Opinião”, do site “O Poder”, nessa segunda-feira, 20. Amom aproveitou a passagem por Manaus para visitar os ex-colegas de bancada na CMM, onde ficou de janeiro de 2021 até fevereiro de 2023, quando tomou posse na Câmara Federal após ser eleito como o deputado federal mais votado do Amazonas, com 288.555 votos.

Leia também: Ser neto do presidente do Tribunal de Justiça não me traz vantagens’, diz Amom Mandel

PUBLICIDADE
Amom Mandel à época vereador e ouvidor-geral da Câmara Municipal de Manaus (CMM) (Divulgação)

Os 41 vereadores de Manaus se dispersaram após as eleições ao Governo do Amazonas com a conduta do prefeito David Almeida ao tentar impor o novo presidente da Casa sem entrar em um acordo com os parlamentares.

O chefe do Executivo Municipal tentou pelo menos três nomes até indicar o vereador Elan Alencar (Pros), que perdeu a disputa para a Presidência da Câmara Municipal de Manaus para o vereador Caio André (PSC). Caio vai comandar a Casa no biênio de 2023-2024.

Após essa derrota na CMM, o Executivo Municipal tentou barrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de irregularidades na prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto da empresa Águas de Manaus, mas não obteve sucesso.

O Executivo Municipal de Manaus sofreu duas derrotas políticas em menos de três meses, o que desgastou mais ainda a relação entre Prefeitura de Manaus e Câmara Municipal, reforçando mais ainda a dispersão da bancada governista do prefeito na Casa que, atualmente, conta com menos de 20 vereadores.

Encontros sigilosos

Procurado pela reportagem, Amom Mandel preferiu não dar detalhes sobre a jantar com os vereadores da CMM, promovido por ele. Antes de participar da reunião informal no último final de semana, Mandel teve espaço de fala na tribuna da Câmara Municipal de Manaus, na quarta-feira, 15.

“Tenho uma obrigação moral, por ter recebido 92% dos meus votos nessa cidade, de prestar as visitas e acompanhar os trabalhos dessa Casa, auxiliando no que me couber“, disse o parlamentar.

Trecho da fala do deputado federal Amom durante sessão plenária nesta segunda-feira, 20 (Reprodução/CMM)

Com 21 anos, Amom se destacou em meio a 173 candidatos, alguns com mais tempo de vida pública que o recifense. Durante a campanha, o candidato a deputado federal assumiu 23 compromissos destinados a melhorias e desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, cidadania, educação, segurança e pautas que atendam às especificidades da população LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais e outros), além de jovens e mulheres.

 Amom Mandel (Cidadania) foi eleito deputado federal com mais votos na história do Amazonas (Divulgação)

Em 2020, Amom Mendel Lins Filho se tornou um dos candidatos a vereador mais jovem de Manaus, com apenas 19 anos. À época, filiado ao Podemos, Amom prometeu plantar uma árvore para cada voto dos eleitores. A atuação de Amom, no âmbito municipal, foi marcada por denúncias e fiscalizações efetivas realizadas pelo vereador e sua equipe.

O combate ao mau uso do dinheiro público, nos gastos de mais de meio milhão com o “Kit Selfie”, oposição à construção da obra do prédio anexo 2 à Câmara Municipal de Manaus (CMM) e um dossiê para denunciar um esquema de corrupção na distribuição de alimentos vencidos em cestas básicas entregues a famílias carentes pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), foram algumas das ações que marcaram a atuação de Amom enquanto vereador.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.