Eleições 2022: TSE registra mais de 600 candidaturas no AM; veja como ficou o cenário no Estado

Vale destacar que os registros só ocorrem após a homologação dos respectivos nomes nas convenções partidárias realizadas pelas legendas (Divulgação/TSE)
Karol Rocha – Da Revista Cenarium

MANAUS – Ao todo, 2.647.746 amazonenses estão aptos para votar nestas Eleições 2022, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o término do prazo para registro de candidaturas, finalizado na segunda-feira, 15, agora o cenário está montado. No total, foram 603 registros de candidaturas para os cargos de governador, senador, deputados federais e estaduais.

Os eleitores terão, ainda, que escolher o presidente e vice-presidente da República. Neste pleito, 12 candidatos disputam a preferência de votos dos brasileiros, são eles: Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Constituinte Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jeferson (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União) e Vera (PSTU).

Candidatos à Presidência (Reprodução)

No Amazonas, os eleitores têm oito opções para governador e vice-governador do Estado e os nomes que concorrem ao governo são: Amazonino Mendes (Cidadania); Wilson Lima (União); Carol Braz (PDT); Dr. Israel Tuyuka (PSOL); Eduardo Braga (MDB); Henrique Oliveira (Podemos); Nair Blair (Agir); e Ricardo Nicolau (Solidariedade).

PUBLICIDADE

Para o Senado, sete candidatos concorrem à cadeira, entre eles estão: Arthur Neto (PSDB), Bessa (Solidariedade), Coronel Menezes (PL), Luiz Castro (PDT), Marília Freire (PSOL), Omar Aziz (PSD), Pastor Peter Miranda (Agir). Para deputados federais, o Amazonas contabilizou 164 candidaturas para estas eleições e 424 candidatos disputando ao cargo de deputados estaduais nesse pleito.

Processo de registro

Os registros de candidaturas a presidente foram solicitados ao TSE e os registros para demais cargos em disputa foram feitos nos TREs. O pedido passa a tramitar no Processo Judicial Eletrônico (PJe), sob a classe Registro de Candidatura (RCand).

Vale destacar que os registros só ocorrem após a homologação dos respectivos nomes nas convenções partidárias realizadas pelas legendas. Os dados são enviados via CANDex, sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral, exclusivamente, para o registro de atas de convenções partidárias e de pedidos de registro de candidaturas.

Segundo o calendário, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, examinados e julgados pelos respectivos tribunais eleitorais.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.