Governador de RR pede ajuda de Lula para negociar fim da restrição venezuelana

O governador de RR e o presidente Lula (Reprodução/Instagram)
Bianca Diniz – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – O governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), solicitou ajuda ao presidente Lula (PT), por meio de um ofício, nesta quinta-feira, 15, para negociar a restrição venezuelana imposta pelo governo estrangeiro a produtos brasileiros, como carnes, salsichas, arroz e trigo.

O documento também foi encaminhado ao titular da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira e ao presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana.

Segundo Antonio Denarium, a decisão do País vizinho não foi precedida por nenhuma negociação prévia. “Essa determinação não teve nenhuma tratativa anterior, o que pegou os empresários brasileiros completamente desprevenidos e gerando prejuízos à classe, às exportações brasileiras e criando um entrave que há muito tempo não ocorria entre os dois países”, disse o governador.

PUBLICIDADE
Governador de Roraima solicita apoio para negociar o fim do bloqueio imposto pela Venezuela (Reprodução/Secom)

De acordo com o governador, a restrição venezuelana tem causado um impacto significativo nas exportações roraimenses, uma vez que cerca de 65% das vendas externas do Estado, no ano de 2022, foram direcionadas à Venezuela. Denarium ressalta que o governo federal precisa determinar ações imediatas por meio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) para cessar essa restrição.

Ação do Itamaraty

O ministro-chefe Alexandre Padilha confirmou, na quarta-feira, 14, que o Itamaraty deve realizar um acordo com a Venezuela para solucionar os problemas que atingem a exportação de alimentos perecíveis. A informação foi divulgada durante um encontro com o deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR), no Palácio do Planalto, em Brasília.

O ministro-chefe Alexandre Padilha, à direita, e o deputado federal Gabriel Mota, à esquerda, no Palácio do Planalto, em Brasília (Reprodução/Redes Sociais)

Em vídeo, o ministro do Itamaraty classificou o bloqueio imposto pela Venezuela como uma medida injustificável. “Realmente, uma situação absurda. Não existe nenhum comunicado nesse sentido que possa justificar uma ação como essa. Uma barreira que tá impedindo a entrada de produtos brasileiros” afirmou Padilha.

Veja o vídeo:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.