Homem segura duas cobras ‘à unha’ durante poda de árvore

Duelo entre o homem e os dois répteis aconteceu durante a poda de uma árvore (Reprodução/Internet)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um vídeo inusitado está circulando no universo web e chamando atenção. O caso aconteceu na cidade de Quezon, nas Filipinas. Durante a poda de uma árvore, um homem descobre que, em um dos galhos, estão alojadas duas grandes cobras. As pítons aparentemente medindo mais de três metros caem assim que o galho é atingido pela serra. No impacto as cobras se espalham.

Veja também:
Acidentes com cobras na região amazônica são mais comuns com jararacas, diz biólogo
Jiboia aparece em loja, aprecia vitrine e empresária brinca: ‘Nem as cobras resistem

PUBLICIDADE

É nesse momento que o surreal acontece. No minuto em que as cobras rastejam em meio à lama do terreno, um dos homens salta sobre os animais na tentativa de imobilizá-los. Acontece então a luta para agarrar as cobras. O detalhe é que o homem no vídeo segura em uma das mãos, a primeira cobra e na sequência tenta agarrar a segunda.

O bote para imobilizar o segundo réptil, acontece em questão de segundos. A reação das cobras é automática e elas passam a se enrolar, uma em cada braço. A luta só se encerra quando outros três homens ajudam o primeiro a se desvencilhar dos répteis. Nos momentos seguintes, os animais são imobilizados e postos em dois sacos plásticos.

Não tente fazer isso…

O biólogo Fabiano Gazzi assitiu ao vídeo e recomendou não repetir a peripécia. “O procedimento correto no caso de visualizar uma serpente em meio urbano e chamar as autoridades, no caso os bombeiros que tem treinamento e material próprio para a captura como ganchos e gaiolas”, aconselhou o cientista.

Confira também:
‘Adoção’ de cobras é permitida por lei; especialista orienta sobre procedimentos
Estudo canadense diz que cobras gostam de formar ‘panelinhas’ com outras cobras; assista ao vídeo

Outro detalhe é a origem da espécie. “Os pítons não são serpentes peçonhentas o que diminuiu o risco de acidentes como ocorreu com o jardineiro”, detalhou. “Da mesma família que o píton são as sucuris e as jiboias, ambas ocorrem no Brasil. Não possuem veneno, matam por constrição, apertando a vítima até que esta não consiga mais respirar”, explicou.

Confira o vídeo:

Para Fabiano Gazzi, apesar dos acidentes em áreas urbanas, fruto da expansão imobiliária em muitas cidades mundo afora, o que reduz o habitat de muitas espécies, as cobras têm função primordial na natureza. “As serpentes são importantes em várias funções no ambiente, como exemplo, o controle de pragas”, finalizou o biólogo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.