6 de março de 2021

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Morreu nessa segunda-feira, 1º, o líder indígena Isaías Pereira Fontes, da etnia Baniwa, diretor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). De acordo com a entidade, ele estava internado em Manaus com Covid-19 e não resistiu após complicações da doença.

“Isaías apresentou os primeiros sintomas da doença em São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros de Manaus), ficou internado na Unidade de Atendimento Primário (Uapi), mantida na cidade pelo Distrito Sanitário Indígenas do Alto Rio Negro (Dsei-ARN), e depois foi transferido para o Hospital de Guarnição (HGu). Não apresentando melhoras, foi removido para a capital”, informou a Foirn.

Em nota de pesar, a federação lamentou a perda “de um de seus grandes guerreiros” e destacou que Isaías foi primordial na articulação para criação de associações indígenas. “Toda a região do rio Içana está em luto”, lamentou.

“É mais uma liderança indígena, um valioso conhecedor da Região do Rio Negro que é levado pela pandemia da Covid-19 em meio a uma crise sanitária no Estado do Amazonas. Daremos continuidade às ações exemplares de Isaías Baniwa”, diz a nota.

Veja a nota na íntegra: