Mais de 100 peixes são encontrados mortos em igarapé de Boa Vista usado para irrigação

Peixes aparecem mortos em igarapé na zona rural de Boa Vista (Reprodução/Arquivo Pessoal)
Winicyus Gonçalves – Da Revista Cenarium Amazônia

BOA VISTA (RR) – Mais de 100 peixes foram encontrados mortos no último fim de semana no igarapé Murupu, zona rural de Boa Vista. Imagens feitas pela assistente social Elidiane José Pedro Lana, de 43 anos, mostram peixes mortos em meio à água barrenta e turva. Ela e a família têm um sítio nas proximidades do igarapé e registrou os peixes mortos na última sexta-feira, 13.

Elidiane acionou a Prefeitura de Boa Vista por meio da central de atendimento 156. Moradora da região desde 2020, ela suspeita que o caso seja um “distúrbio ambiental que nunca aconteceu”. O igarapé Murupu nasce na região da Serra da Moça, também em Boa Vista. Elidiane contou que nunca viu a água “tão turva e barrosa”. Ela também nunca se deparou com os peixes mortos.

“Sempre tivemos uma água limpa no Igarapé. Sempre foi água limpa e transparente. Porém, na terça-feira da semana passada, a água começou a ficar turva e feia. Na quinta e sexta-feira, começaram a morrer peixes. No sábado, muitos peixes morreram. No domingo, passamos o dia lá, pedindo a Deus e clamando por chuva, pois apenas a chuva poderia melhorar a situação. Um distúrbio ambiental que nunca aconteceu”, disse a assistente social.

PUBLICIDADE

O igarapé é usado por ela e pelos moradores da região para irrigar as plantações e para dar água para animais. Ao perceber a situação, ela e família foram até sítios vizinhos verificar como estava o cenário. Elidiane pede que seja investigada a causa da morte dos peixes e o motivo da condição atual do igarapé.

“Queremos saber se é um problema natural ou causado por alguém. Isso é o que nós e os vizinhos queremos saber, porque a morte de peixes não é algo natural. Estou preocupada, pois tenho criação de suínos, galinhas, patos e outros cultivos”, acrescenta.

Tucunaré morto em igarapé na zona rural de Boa Vista (Reprodução/Arquivo Pessoal)

A Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) informou estar ciente do caso e deve enviar equipes para a região nesta terça-feira, 17, para investigar o que aconteceu. A ideia é que seja feita uma análise técnica do igarapé. “Queremos levar um especialista ambiental para analisar a área e verificar se houve alguma intervenção no igarapé. Essa é a nossa dúvida. Nós criamos animais e não podemos usar essa água, pois ela está muito suja”, finalizou a assistente social.

A Prefeitura de Boa Vista informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente protocolou a denúncia na segunda-feira, 16, e o caso está no setor de fiscalização ambiental para as providências cabíveis.

Leia mais: Estiagem em Roraima faz Rio Branco cair ao menor nível desde maio de 2020
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.