Meta abre canal no WhatsApp para denúncias de violência contra mulher

A nova alternativa é integrada à estrutura do Ligue 180 (Reprodução/Rawpixel)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – A empresa estadunidense Meta, responsável pelo WhatsApp, Facebook e Instagram, lançou nesta terça-feira, 4, um canal para realização de denúncias voltado para mulheres vítimas de violência. A iniciativa, que dispõe de uma via exclusiva de atendimento por WhatsApp, é uma parceria da gigante de tecnologia e mídia social com o Ministério das Mulheres.

As denúncias podem ser feitas não apenas pelas vítimas, mas por quem presenciar cenas de violência contra a mulher. Basta enviar mensagem para o número (61) 9610-0180 ou via link. Segundo informações do governo federal, o atendimento por aplicativo será realizado por meio da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) na qual uma atendente virtual chamada Pagu vai auxiliar no andamento.

No primeiro contato, ela oferece opções de ajuda, sempre com a possibilidade de acionar, a qualquer momento, uma atendente da Central – cuja equipe passou a ser composta, exclusivamente, por mulheres, desde março“, informa a publicação na página oficial do governo.

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As denúncias podem ser feitas não apenas pelas vítimas, mas por quem presenciar violência contra a mulher (Reprodução/Internet)

Ainda conforme o governo, o canal exclusivo, via WhatsApp, está vinculado ao serviço telefônico gratuito de orientação e encaminhamento de denúncias sobre violências contra as mulheres, o Ligue 180. Até então, o serviço pelo aplicativo era executado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do disque 100.

A nova alternativa, integrada à estrutura do Ligue 180, deixa o serviço ainda mais acessível às mulheres e auxilia na coleta e elaboração de ações afetivas sobre a pauta. “Com a separação dos atendimentos, o Ministério das Mulheres passa a coletar dados específicos de atendimento de violência contra as mulheres, que chegam pelo WhatsApp, com números relacionados a cada tipo de violência. A produção dessas informações é fundamental para a elaboração de políticas públicas”.

No canal, também é possível encontrar os endereços de atendimentos e serviços às mulheres como, por exemplo, as Delegacias de Defesa da Mulher. No sistema é possível, ainda, obter informações sobre a Lei Maria da Penha. Tanto as ligações para o 180, quanto as denúncias realizadas via Whats, funcionam 24 horas por dia, todos dias da semana, e “podem ser acionadas de qualquer lugar do Brasil“.

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