Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de junho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Das Mães será comemorado durante a pandemia de Covid-19. O momento apesar de não inspirar comemorações, por conta do quase 420 mil mortos pelo novo coronavírus no País, permite a mães e filhos a oportunidade de celebrar com criatividade e simplicidade. Por isso, a estudante de Artes Visuais e artista de 20 anos, Maria Júlia, mais conhecida como Maju, conta como tem criado artes digitais para ser uma opção de presente para a data.

Estudante do primeiro período de Design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) alerta para a necessidade de transformar as ilustrações em um presente especial para as mães. “Entendo, é difícil mesmo esse momento que estamos vivendo. Para mim, a arte vem como um alívio”, diz a jovem artista, que detalha ter tido tempo suficiente para lidar com todas as demandas feitas no período.

“Eu sou artista visual, estou no primeiro período da faculdade, desenho desde criança, mas só fui levar isso para vida com uns 15 anos. Agora tenho 20 anos e optei pelo desenho digital, porque tem mais opções e é mais fácil de corrigir erros. Mas todo desenho meu começa pelo papel mesmo, depois eu tiro foto e desenho por cima no celular. Eu sou autodidata, vou me virando no aplicativo”, comenta Maju.

Retrato de uma mãe feito pela designer Maria Júlia (Reprodução/Maju ilustração)

Presente que aproxima

Uma das clientes de Maju é a executiva de vendas, Clara Vinente, que explica as razões pelas quais contratou os serviços de ilustração. “Minha mãe não está na cidade por conta da gravidade da pandemia no Amazonas e minha irmã e eu optamos por deixá-la em outro Estado, que não sofreu tanto com a segunda onda de Covid. E apesar da distância, acredito que eterniza um momento de alegria da minha mãe com a família e pode proporcionar uma experiência de alegria”, detalha.

Clara também conta a importância da foto escolhida para se tornar inspiração do desenho. “Foi o aniversário de 12 anos da minha irmã mais nova, que ocorreu em dezembro. Foi a última data festiva que celebramos juntos em família. Então acredito que transformar essa foto, tão alegre numa arte pode aproximar ainda mais todas nós. Logo nós veremos de novo. Mas enquanto o reencontro não acontece, a gente vai esquentando o coração desse jeito”, conta emocionada.

À esquerda, a arte digital feita a partir da foto da família à direita (Reprodução/Maju Ilustração/Arquivo Pessoal)

Como comprar?

Para contratar os serviços da artista e fazer orçamentos, basta acessar as redes sociais de Maju, por meio do Instagram ou ainda entrar em contato por WhatsApp (92) 99408-5080. Por serem criações exclusivas, os retratos ou artes digitais tem preços variados e são feitos sob encomenda.

Além dos retratos, a jovem artista também trabalha com outras artes digitais e quadros. “Dependendo de como for, eu faço um orçamento sem compromisso. Depende muito do nível de complexidade, tem todo um estudo envolvido nas artes, não é só sentar na cadeira e fazer. Todos os desenhos tem uma estrutura, tem a anatomia, os ângulos, as cores, iluminação, sombras. Acho importante mencionar porque tem gente que acha que é mágica”, finaliza a jovem.