No Pará, Polícia Federal fecha três garimpos ilegais

Operação da Polícia Federal ocorreu na sexta-feira, 19 (Divulgação/Assessoria)
Da Revista Cenarium*

REDENÇÃO (PA) – A Polícia Federal fechou três garimpos ilegais na sexta-feira, 19, durante a “Operação Lyme“, em Santa Maria das Barreiras, no Pará. Cinco trabalhadores foram resgatados de situação degradante e utensílios usados na exploração de ouro foram apreendidos.

A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Redenção. Foram apreendidas seis escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, dois caminhões-caçamba, três motores estacionários, mercúrio e 70 gramas de ouro.

Leia também: Câmara Municipal de Manaus aprova primeiro Plano Municipal de Cultura
Um dos garimpos ilegais fechados pela Polícia Federal (PF) (Divulgação/Assessoria)

Em cada garimpo havia um moinho, sendo um deles de estrutura profissional. Cinco trabalhadores foram resgatados, pois foram encontrados em situação precária, além de trabalharem em jornadas exaustivas. Outros funcionários do garimpo fugiram para o mato com a chegada policial.

PUBLICIDADE
Leia também: ‘Omawe’: PRF prende mais de 120 pessoas em operação contra garimpo ilegal em RR

O inquérito foi instaurado a partir de denúncia anônima, que relatou a degradação ambiental na região, originada no “Garimpo do Carrapato”, no distrito de Casa de Tábua, no Estado.

A operação teve participação do Ministério Público do Trabalho, para tratar das situações de trabalhadores em condições análogas à escravidão. Os responsáveis responderão pelos crimes ambientais, usurpação de bens da União e trabalho análogo à escravidão.

(*) Com informações da Polícia Federal
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.