Personalidades femininas do AM recebem homenagem da Associação de Jornalistas e Escritoras nesta sexta-feira

Personalidades femininas do Amazonas recebem nesta sexta-feira, 26, uma homenagem da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Coordenadoria Amazonas (Reprodução)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Personalidades femininas do Amazonas recebem nesta sexta-feira, 26, uma homenagem da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Amazonas (Ajeb-AM). A entidade vai conceder o título de ‘Mulheres que Fazem a Diferença’ para 11 mulheres, nas categorias “Pioneirismo” e “Responsabilidade Social“. O evento acontece a partir das 19h, no auditório do Colégio Martha Falcão, na zona Centro-Sul de Manaus.

Na 3ª Edição da honraria, a solenidade busca destacar a atuação de mulheres que promovem impacto social ou contribuíram para o desenvolvimento humano da sociedade amazonense. A iniciativa é aberta ao público, com entrada gratuita, e será transmita ainda pelo Instagram da Ajeb-AM. O evento reunirá membros de academias literárias, do meio jurídico, do setor cultural e do meio jornalístico do Estado.

“Vai ser a 3ª edição do evento ‘Mulheres que Fazem a Diferença’, oportunidade em que nos reunimos para homenagear mulheres que, de alguma forma, influenciaram na transformação social e no desenvolvimento humano da nossa sociedade”, destacou a jornalista Dora Paula, presidente da Ajeb-AM.

PUBLICIDADE

Veja também: Associação de Jornalistas e Escritoras homenageia mulheres que promovem impacto social no Amazonas

Entre as homenageadas da categoria Pioneirismo, estão Eunice Michiles, considerada a primeira senadora do Brasil; e a desembargadora Marinildes de Mendonça Lima, a primeira mulher a assumir a presidência do Judiciário Estadual do Amazonas e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A primeira mulher a presidir o Conselho de Contabilidade do Amazonas, Lucilene Viana, e Wica, primeira mulher Tuxaua da comunidade, vão receber o título.

“Nós homenageamos as mulheres pioneiras que, dentro das suas áreas de atuação, tiveram destaque do pioneirismo feminino e, com isso, mudaram a história e inspiraram outras mulheres a seguirem pelos menos caminhos já desbravados por elas”, salientou Dora Paula.

Diretoria da Ajeb-AM e homenageadas durante reunião preparatória da 3° edição do Evento “Mulheres que Fazem a Diferença” (Larissa Pedroso)

Entre as agraciadas da categoria Responsabilidade Social, estão Clarisse Gama, líder das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro; e Tiana Sampaio, artista plástica amazonense reconhecida internacionalmente, médica psiquiatra Ana Maria Marques, e a enfermeira Ana Paula Nascimento, que atuou de forma voluntária no combate à Covid-19.

Além delas, recebem a honraria por Responsabilidade Social a professora Ritta Haikal, referência de Língua Portuguesa no Amazonas, e a professora Walda Cordeiro de Matos, presidente do Centro de Formação Vida Alegre, que realiza ações e projetos de promoção humana.

“São aquelas mulheres que se dispõem a mudar a condição social da comunidade em que vivem, por meio de trabalhos e ações sociais que denotam responsabilidade para com todos”, frisou a presidente da associação.

Pela primeira vez, a Ajeb-AM concede uma homenagem póstuma. A primeira amazonense homenageada in memorian será a professora Martha Falcão, que dará nome a turma de 2022. A educadora foi precursora da educação ambiental no Amazonas.

“Essas mulheres receberão os destaques que elas merecem. Essa é uma forma que temos de conferir justiça a essas guerreira que, independente de suas próprias dores, dos percalços e caminhos, elas venceram pelo comprometimento com o próximo e pela obstinação de tornar o mundo mais humano e igualitário. E isso muito nos honra e é por isso que estes nomes serão os destaques da noite”, concluiu a jornalista Dora Paula.

A jornalista Dora Paula, presidente da Ajeb-AM, fala sobre o evento (Reprodução)

Jornalistas e Escritoras

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil é um organismo nacional criada em 1970 e conta com várias coordenadorias pelo País.

No Amazonas, a entidade foi criada em 2018, com o objetivo de valorizar o protagonismo feminino por meio da escrita. É uma organização literária, apartidária e sem fins lucrativos. E terá como lema: “A perenidade do pensamento pela palavra”.

Os interessados em conhecer e fazer parte da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – coordenadoria Amazonas podem buscar informações por meio do telefone: (92) 98131-2000 ou Instagram: @ajebam.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.