Prédios desocupados serão cedidos para construção de hotéis em Belém para COP-30

15 de setembro de 2023
Capital paraense precisa de 34 mil leitos em hotéis até 2025 (Augusto Miranda / Ag. Pará)
Capital paraense precisa de 34 mil leitos em hotéis até 2025 (Augusto Miranda / Ag. Pará)

Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – Prédios públicos sob jurisdição do Governo Federal em Belém (PA), que atualmente encontram-se desocupados, serão cedidos ou alienados à iniciativa privada para aumentar a rede hoteleira na capital paraense. A estratégia é uma das medidas estudadas com o objetivo de receber os visitantes esperados para a Conferência Anual das Nações Unidas para o Clima (COP-30).

A Prefeitura de Belém informou que o tema foi abordado em uma reunião realizada na quinta-feira, 14, entre os comitês técnico, estadual e municipal, responsáveis pela organização da COP-30, que será realizada em novembro de 2025 na cidade.

Sete prédios, todos atualmente desocupados e com localizações estratégicas, serão disponibilizados para a construção de hotéis. Entre os mais atrativos para o setor privado, estão os edifícios localizados nos bairros de Nazaré e Campina, incluindo o antigo prédio da Receita Federal e o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Outros cinco imóveis estão localizados nos bairros do Reduto, Umarizal, Pedreira, Campina e Nazaré.

Edifício da Receita Federal pegou fogo em 2012 (Reprodução/Dynamis Techne)
Iniciativa do Governo Federal

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) foi responsável pelo mapeamento dos prédios, fornecendo informações sobre localização, tamanho da área, pendências financeiras e fiscais, bem como as obras e serviços necessários para restauração e revitalização.

Luiz Araújo, coordenador do Comitê Executivo Municipal da COP-30, expressou apoio à ideia. “A Prefeitura de Belém festeja a iniciativa e vai continuar auxiliando no que for possível para aumentar o número de leitos na cidade e gerar mais empregos com novos empreendimentos“.

Déficit na rede hoteleira de Belém

Belém enfrenta um déficit estimado de aproximadamente 34.633 leitos em hotéis para atender à demanda esperada de 60 mil participantes no maior evento mundial sobre o clima, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Atualmente, a capital do Pará dispõe de 25.367 vagas de hospedagem, o que representa apenas 42% da capacidade necessária.

Leia mais: Indígenas da Pan-Amazônia realizam Assembleia dos Povos em Belém
Editado por Jefferson Ramos
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO