Prefeitura de Manaus e Ipam firmam cooperação para elaborar Plano de Ações Climáticas

Antonio Stroski (à esquerda) e Eugênio Pantoja na assinatura do termo de cooperação. (João Viana/Semcom)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A elaboração do Plano de Ações Climáticas de Manaus, que será feito pela prefeitura da cidade com consultoria do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), vai ser produzido a partir da medição da emissão de gases de efeito estufa na capital amazonense. As instituições assinaram o termo de cooperação técnica nesta sexta-feira, 26, no fórum “Manaus e os desafios das mudanças do clima”.

O evento ocorre no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), zona Centro-Sul da cidade. Na cerimônia, 17 autoridades da administração municipal integrantes do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas, que vai conduzir a elaboração do Plano de Ações Climáticas, foram empossadas.

Assinatura do termo ocorreu durante fórum “Manaus e o desafio das mudanças do clima”. (João Viana/Semcom)

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Stroski explicou que a partir do plano serão definidas as políticas públicas ambientais da Prefeitura de Manaus, mas é preciso saber, inicialmente, o quanto de gases de efeito estufa Manaus dispersa.

PUBLICIDADE

“Nós precisamos saber a nossa linha de base, de referência, com relação a essa questão das emissões, qual é a contribuição que toda a área do município de Manaus objetivamente faz”, afirmou. “O plano de ações climáticas é fracionado em mitigação, resiliência e adaptação. É no conjunto dessa estrutura que nós vamos definir as intervenções e ações do poder público municipal”.

Stroski explicou, ainda, algumas das problemáticas urbanas cujas soluções serão elaboradas a partir da definição do plano. “Vamos falar sobre o caminho a ser percorrido na adoção de fonte alternativa de energia, da questão da mobilidade, por exemplo, o que vamos fazer pra reduzir as emissões da frota circulante em Manaus, a questão da arborização, da recomposição de paisagens pra gente aumentar ainda mais as nossas área verdes, os parques revitalizados”, acrescentou.

Exploração de petróleo na Amazônia divide opinião entre políticos e especialistas
Especialista alerta para riscos de criar animal silvestre como pet
Estudo revela que árvore amazônica pode recompor áreas de garimpo

Desafios de cidades amazônicas

O objetivo do plano é construir estratégias de mitigação e adaptação às mudanças do clima. O diretor sênior de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Ipam, Eugênio Pantoja frisou que Manaus tem desafios característicos das cidades amazônicas, que sofrem os impactos das mudanças climáticas. Em março, a capital amazonense teve fortes chuvas, deslizamentos e inundações. Oito pessoas morreram na comunidade Pingo D’água, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade.

“A gente sabe que os desafios das cidades, principalmente as cidades amazônicas com a mudança do clima, estão cada vez mais evidentes, com inundações, secas extremas, ocupações desordenadas, então tudo isso faz parte de um processo de planejamento pra que as cidades consigam se adaptar a essa nova realidade ambiental, climática e socioeconômica. Esse é o objetivo do acordo de cooperação”, disse, acrescentando que o plano conduzirá estratégias para os próximos anos.

O diretor sênior de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Ipam, Eugênio Pantoja. (João Viana/Semcom)

“É um projeto estruturante, uma perspectiva de sustentabilidade pra cidade, pra que cada vez mais a gente transforme as cidades em mais inclusivas, mais humanas, e consigam cada vez mais serem mais resilientes a essas mudanças do clima”, concluiu.

Veja quais órgãos e autoridades da administração pública compõem o Comitê Municipal de Mudanças Climáticas:

  • Prefeito de Manaus, David Almeida – presidente do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas;
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade;
  • Casa Civil;
  • Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE);
  • Instituto Minicipal de Mobilidade Urbana (Immu);
  • Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb);
  • Procuradoria Geral do Município;
  • Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc);
  • Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad);
  • Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc);
  • Secretaria Municipal de Educação (Semed);
  • Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef);
  • Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf);
  • Secretaria Municipal de Saúde (Semsa);
  • Secretaria Municipal De Segurança Pública e Defesa Social (Semseg);
  • Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi);
  • Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.