Professora da Ufam assume Subsecretaria da Amazônia no Ministério da Ciência

A professora Tanara Lauschner (Reprodução/Redes Sociais)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – A professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Tanara Lauschner assumiu a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para Amazônia, órgão da estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ela também é conselheira do Comitê Gestor da Internet desde 2020, colegiado composto por participação nacional.

Lauschner é engenheira eletricista, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A nomeação dela no cargo é assinada pelo ministro da Casa Civil do País, Rui Costa, e está publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A subsecretária de Ciência e Tecnologia para Amazônia, Tanara Lauschner, e a ministra Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (Reprodução/Redes Sociais)

A Subsecretaria para Amazônia tem como objetivo a integração do desenvolvimento da região amazônica, com ações prioritárias na área da biotecnologia e da exploração sustentável da biodiversidade. A criação da pasta é uma das inovações do Governo Lula e foi apresentada, no início do mandato, pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

PUBLICIDADE
Projeção internacional

No início de outubro, Tanara Lauschner participou do Fórum sobre Governança da Internet (IGF), da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado em Kyoto, no Japão. O encontro aborda temas sobre o futuro da internet e os impactos globais.

“Essa intersecção entre tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento humano é vital em um momento pelo qual passamos, com a emergência climática afetando milhares de pessoas na Amazônia, fumaça de queimadas sufocando cidades inteiras e o isolamento físico dificultando a logística de apoio”, escreveu Lauschner nas redes sociais.

Tanara Lauschner durante evento em Kyoto (Reprodução/Redes Sociais)
Carreira

Diretora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), Tanara Lauschner também integra o Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA) e o Comitê Diretor do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.

A professora da Ufam é cofundadora do Movimento Cunhantã Digital, organização que visa atrair meninas dos ensinos médio e fundamental para a área de Tecnologia da Informação (TI).

Portaria de nomeação de Tanara Lauschner como titular da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para Amazônia (Reprodução/DOU)
Leia mais: Palestra na Ufam debate relação do corpo na era digital
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.