Rondônia começa a aplicar doses de vacina bivalente contra Covid-19

Parte das cidades mais populosas de Rondônia já estão imunizando suas populações. É o caso da capital Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena (Reprodução/Prefeitura de Vilhena)
Iury Lima – Da Revista Cenarium

VILHENA (RO) – A capital Porto Velho e as cidades mais populosas de Rondônia já estão vacinando moradores com doses da vacina bivalente contra a Covid-19, versão atualizada do imunizante da Pfizer, e que protege contra mais de uma cepa do coronavírus.

Podem tomar esta nova vacina as pessoas que já se protegeram com duas doses de qualquer imunizante aplicado contra a doença desde 2021. Quem já completou o ciclo de vacinação contra a Covid-19, com doses de reforço, as chamadas monovalentes, também podem receber a bivalente. O intervalo mínimo deve ser de quatro meses.

Nesta primeira etapa, que começou na última segunda-feira, 27, pessoas com mais de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, residentes em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas com mais de 12 anos são o público prioritário. Para este grupo, o esquema vacinal vai até 19 de março.

PUBLICIDADE
Rondônia recebeu mais de 100 mil doses da vacina bivalente; cidades já estão vacinando moradores (Reprodução/Prefeitura de Vilhena)

Mais de 100 mil doses

Das 2,8 milhões de doses da vacina bivalente, adquiridas pelo Ministério da Saúde (MS), 124 mil foram destinadas a Rondônia. Depois, as vacinas foram distribuídas para as regionais de saúde que abastecem as maiores cidades e, também, aos municípios do interior. O Estado tem 52 cidades. 

Diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, ressalta que “a iniciativa vem em um momento em que Rondônia ainda enfrenta índices de contágios e mortes pela doença” e lembra que “a campanha de vacinação é uma estratégia para aumentar a cobertura vacinal e garantir a imunidade da população”.

Já a coordenação de imunização da Agevisa pediu para que as pessoas que não conseguiram tomar as vacinas anteriores, em suas respectivas etapas, procurem os postos de vacinação nas etapas seguintes e tomem a dose de reforço. 

Onde se vacinar

Parte das cidades mais populosas de Rondônia já estão imunizando suas populações. É o caso da capital Porto Velho e dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. A vacina é oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Veja, no guia abaixo, os locais, dias e horários:

Para tomar a vacina, a recomendação é apresentar a caderneta de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de identidade ou CPF.

Leia também: Rondônia tem 10 cidades com surto de dengue; casos aumentaram 602%

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.