Sem conseguir se defender de Daniel Almeida, Wilker Barreto ataca a imprensa

Daniel Almeida (Avante) saiu em defesa da gestão do irmão, David Almeida, enquanto Wilker Barreto (PSDB) se defendeu atacando a CENARIUM (Thiago Alencar/CENARIUM)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O deputado estadual do Amazonas, Wilker Barreto (PSDB), usou o parlamento para atacar a REVISTA CENARIUM em debate com o deputado Daniel Almeida (Avante), durante o expediente no plenário da Assembleia Legislativa (Aleam) na manhã desta quinta-feira, 16. Na discussão, Wilker não conseguiu contra-argumentar Daniel Almeida, que usou uma matéria da CENARIUM para questionar a conduta do colega em votações.

Com a matéria intitulada: “Deputado do AM, Wilker Barreto vota contra lei que cria Delegacia de Combate à Corrupção“, Daniel Almeida afirmou que Wilker muda o discurso de “combate à corrupção” quando se trata de interesses pessoais. “Não é de hoje que o senhor joga sujo, e quando é confrontado com seus interesses, o senhor ataca até parlamentares desta Casa”, discursou Daniel.

Deputado Daniel Almeida (Avante) (Reprodução/Aleam)

Na sequência, sem conseguir responder os apontamentos do parlamentar Daniel, Wilker Barreto usou a matéria da CENARIUM como fuga e alvo de ataques. “Eu não vou, com todo respeito, ficar perdendo meu tempo. Quero só pegar aquele slide ali [apontando para o telão do plenário] daquela matéria tendenciosa da CENARIUM. A CENARIUM, para quem não sabe, é portal pago pelo governo”, acusou sem apresentar provas.

PUBLICIDADE

Em seguida, tentou se justificar, dois anos depois, de ter votado contrário à criação da delegacia contra crimes de corrupção: “Votei contra porque nós botamos uma emenda para que o deputado tivesse autonomia, tivesse mandato (sic!)“, falou sem dar detalhes.

Veja vídeo da discussão entre Wilker Barreto e Daniel Almeida:

(Reprodução/Aleam)

Em nota dirigida à CENARIUM, Wilker Barreto, por meio de assessoria, se posicionou: “O deputado esclarece que o termo ‘tendenciosa’ é empregado, uma vez que o portal estruturou a matéria, aparentemente, com o intuito de deturpar o posicionamento do parlamentar, que sugeriu uma emenda, à época, que dava garantias de mandato para o futuro delegado da Deccor, para que o mesmo tivesse autonomia de fiscalizar o Governo do Amazonas”.

Atacar é recurso

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJP-AM), Wilson Reis, atacar a imprensa é sempre um recurso na hora em que não se pode explicar certas posturas.

“Vou me ater ao detalhe do questionamento da matéria da CENARIUM. Lembro que, à época, o deputado se posicionou e votou contra a criação da delegacia de combate a crimes de corrupção, inclusive, a criação desse órgão poderia trazer recursos federais para o Amazonas”, recordou. “Onde está o fato ‘tendencioso’ apontado, na matéria, pelo deputado?”, questionou. “Ele votou contra, isso é fato“, observou Wilson.

O presidente do SJP-AM chamou atenção para um detalhe sobre a conduta e as críticas à REVISTA CENARIUM, que no episódio representa toda a classe jornalística do Estado. “A postura de Wilker Barreto causa estranheza porque, veja bem, ele não questionou a matéria no tempo devido e, somente agora, dois anos depois, o parlamentar vem colocar em dúvida a reportagem“, analisou Wilson Reis. “É fora de propósito porque, por via de regra, esses questionamentos têm tempo certo para acontecer e, questionar dois anos depois, definitivamente, não é o caso”, criticou.

Nota da redação

À época em que a REVISTA CENARIUM noticiou o voto do deputado Wiker Barreto contrário à criação da Delegacia de Combate à Corrupção, em 2020, o parlamentar não veio a público questionar o material jornalístico da revista e nem ingressou com qualquer ação judicial contra a CENARIUM, alegando fake news.

A REVISTA CENARIUM orgulha-se de ser um dos veículos da Região Norte que mais trabalha pautas sociopolíticas, socioambientais e de direitos dos povos tradicionais e representa o Amazonas em eventos de Jornalismo com o objetivo de inserir a Amazônia em debates nacionais.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.