Vídeo em que vereador de Manaus grita com secretária viraliza e ele é acusado de ‘machismo’

Machismo? Vereador Rodrigo Guedes se envolve em confusão com secretária Dulce Almeida (Reprodução/Internet)
Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – Viralizou, na internet, um vídeo em que o vereador de Manaus Rodrigo Guedes (Podemos) aparece gritando com a secretária municipal de Educação da capital, Dulce Almeida, irmã do prefeito da cidade, David Almeida (Avante). O episódio ocorreu na quarta-feira, 26, durante a reabertura da Escola Municipal General Aristides Barreto, localizada na Zona Oeste de Manaus.

Durante a cerimônia na escola, servidores atribuíam ao vereador a retomada da unidade de ensino. Dulce negou e disse que o parlamentar não enviou ofício à prefeitura sobre o assunto. Rodrigo retrucou e afirmou que o documento foi enviado. A escola foi reaberta após uma recomendação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM). O vereador faz oposição ao prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Com o microfone na mão, uma servidora – de nome não identificado – declarou: “Nós temos que agradecer ao vereador Rodrigo Guedes, foi o único que nos apoiou nesta luta”.

PUBLICIDADE

Após a fala da servidora, a secretária municipal de Educação retruca: “Nós nunca recebemos um ofício reivindicando”, disse Dulce ao se referir às solicitações sobre a reabertura da escola municipal. Após sua fala, Dulce Almeida deixa a cerimônia, entra em uma sala e fecha a porta.

Nesse momento, Rodrigo Guedes aparece em tom de voz elevada e diz: “Não, não. Eu mandei, sim, secretária. Eu mandei ofício, sim (inaudível). Eu mandei ofício para a Semed (Secretaria Municipal de Educação). Eu vou fiscalizar (…)”.

Assista ao vídeo do episódio:

Acusação de machismo

Dulce Almeida se pronunciou sobre o episódio, em suas redes sociais, e afirmou ser vítima de machismo. “Como mulher eu me senti abusada, invadida por um vereador que gritou, esbravejou, tomou microfone. Eu tive que ficar dentro de uma sala, aguardando, porque sou mulher”.

A secretária de Educação enfatizou que o vereador Rodrigo Guedes esperou o irmão dela, o prefeito de Manaus, David Almeida, sair da escola para confrontá-la sobre o assunto em público.

“O vereador esperou, inclusive, o prefeito se retirar com toda a segurança, com todo mundo para esbravejar injúrias contra a minha pessoa. Foi pessoal pelo simples fato (de ser mulher)”, finalizou Dulce Almeida.

Assista ao vídeo da secretária:

Vereador se defende

Procurado pela REVISTA CENARIUM para comentar sobre a acusação de machismo feita pela secretária de Educação, o vereador Rodrigo Guedes disse que o comportamento dele “não deve ser tratado como machismo”.

“Não se tratou de nenhum tipo de machismo, muito menos agressão. Eu reagi, porque ela, além de ter mentido, ela é uma autoridade pública, ela mentiu na frente de todos. (…) Agora, imagina, você, na frente de todo mundo, ser acusado de que passou ali, dois anos, mentindo, ninguém é obrigado a aceitar isso”, argumentou.

Ouça na íntegra a fala do vereador:

Leia também: Mulher na política: os desafios de Janja contra o machismo no Governo Lula
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.