Visão Mundial instala 1 mil lavatórios de mãos em comunidades urbanas e ribeirinhas no AM

O projeto tem viabilizado a entrega de materiais de higiene, entre eles a instalação de 1.000 lavatórios de mãos em 33 municípios do Amazonas (Reprodução/Assessoria)

Com informações da assessoria

MANAUS – A Organização Não Governamental (ONG) Visão Mundial que integra a rede World Vision, uma das maiores organizações humanitárias de proteção à infância, mantém desde 2020 o projeto Resposta à Covid-19 no Brasil, com financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

O projeto tem viabilizado a entrega de materiais de higiene, entre eles a instalação de 1.000 lavatórios de mãos em 33 municípios do Amazonas, o que representa uma abrangência de 53% do Estado por meio desta ação. A estimativa é de que os lavatórios beneficiem no mínimo 50.000 pessoas por estarem alocados em espaços de atendimento ao público de grande circulação, como pequenos comércios, escolas, abrigos e instituições de cuidado social. Se considerarmos também os 1.000 totens de álcool em gel entregues pelo projeto, o impacto chega a 1 milhão de pessoas.

PUBLICIDADE

Até maio deste ano, mais de 60 mil pessoas receberam kits de higiene pessoal e domiciliar e 68 mil pessoas foram beneficiadas com ações de orientação e prevenção, que são frentes de atuação do projeto. O objetivo inicial era alcançar mais de 76 mil pessoas no Estado. Porém, com a expansão, mais de 120 mil pessoas já foram diretamente alcançadas pelas ações emergenciais.

Instalação de lavatórios nos municípios do Amazonas (Reprodução/Assessoria)

A importância da ação é vital, pois as comunidades alcançadas pelo projeto têm enfrentado momentos difíceis, decorrentes da pandemia por mais de um ano, e mais recentemente com a cheia dos rios. As comunidades padecem pela falta de infraestrutura, o que impacta também as condições de saúde e higiene da população. “Esta ação é imprescindível para mitigar a contaminação pelo novo coronavírus em regiões vulneráveis”, comenta a gerente da ONG, que lidera as operações do projeto no Amazonas, Angela Karinne Mota.

Cada lavatório portátil vem com sabonete bactericida, que promove a assepsia das mãos, e também conta com um reservatório de água com capacidade de 20 litros (aproximadamente 150 lavagens de mãos), podendo ser reabastecido facilmente e com descarte controlado e ecológico. Durante as ações de entrega de materiais, em todos os municípios, a população é orientada sobre a correta forma de higienização das mãos e a importância de utilização dos lavatórios disponíveis nas cidades.

Novas entregas

Em junho vão ocorrer as últimas ações operacionais do projeto neste semestre, com entrega de higiene, totens de álcool em gel e lavatórios.

☑️ Dia 22/6 Manaus – 220 mulheres da Associação de Donas de Casa serão atendidas com a ação da Visão Mundial.
Horário: às 8h30 no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo

☑️ 21 a 25/6: Manaus, Manacapuru e Novo Airão – instalação de 100 novos totens de álcool em gel nos três principais municípios abrangidos pelo projeto.

☑️ 29/6 – Manacapuru – parceria com a UBS fluvial vai atender 200 famílias.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.