Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
28 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia aprovou, nesta quarta-feira, 16, o requerimento do senador Marcos Rogério (Democratas/RO), que determina a convocação dos deputados estaduais do Amazonas, Fausto Jr. (MDB/AM) e Delegado Péricles (PSL/AM). Os parlamentares amazonenses são aliados do senador Eduardo Braga (MDB-AM), cujo nome vem sendo cotado como pré-candidato ao Governo do Amazonas nas eleições de 2022.

Requerimento requer a convocação dos deputados

A justificativa para a convocação é a atuação dos políticos na CPI da Saúde instaurada na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), em 2020, para apurar os gastos na saúde durante a primeira onda da pandemia no Estado. Na ocasião, o delegado foi o escolhido para presidir a comissão e Fausto Jr. como o relator.

No requerimento, o senador de Rondônia destaca a importância da convocação para que os parlamentares exponham as atuações e os conhecimentos sobre a CPI da Saúde. A data para os deputados serem ouvidos ainda não foi definida.

“Vislumbramos que os senhores Péricles Rodrigues do Nascimento e Fausto Vieira dos Santos Junior, deputados estaduais do Estado do Amazonas, tem muito a colaborar. Estas são as razões porque se faz imprescindível a aprovação do presente requerimento”, diz trecho do pedido de convocação.

Interesses obscuros

A CPI da Pandemia tem sido alvo de críticas por adotar um contexto político visando as eleições 2022. Para o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), é evidente que há interesses obscuros, segundo ele relatou no começo de junho deste ano, quando ele sugeriu que a convocação dele para depor seria para atacá-lo.

“É preciso analisar o contexto político, o pano de fundo dessa situação. Tem gente do Amazonas que quer inaugurar o processo eleitoral de 2022 na CPI. Tem gente que quer que eu vá na CPI para me atacar”, comentou Lima, à época.

Veja também: ‘Imagina eu chegar lá para ser interrogado por um cara investigado pela Lava Jato, delatado pela JBS’, diz governador do AM sobre CPI

No Senado, o nome do parlamentar que vem sendo cotado para disputar o Governo do Amazonas nas eleições 2022 é o senador Eduardo Braga, líder do MDB, mesmo partido de Fausto Jr. A campanha para o cargo, inclusive, vem sendo antecipada pelo parlamentar que tem feito viagens pelo interior do Estado.

Veja também: Braga antecipa campanha de 2022 e promove aglomeração no interior do AM

Em maio, conforme imagens divulgadas nas redes sociais, Braga aparece ao lado de apoiadores e abraçando o prefeito de Manaquiri, Jair Solto (MDB), e do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), além de outros parlamentares e populares, reforçando o interesse político.