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25 de julho de 2021
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Com informações do Alô Alô Bahia

O documentário ‘Amazônia Sociedade Anônima’, do cineasta Estêvão Ciavatta, venceu o One World Media Awards, um dos mais importantes prêmios internacionais da área, que reconhece produções documentais de diferentes países. O laurel veio na categoria Enviromental Impact Award.

Produção da Pindorama Filmes, Imazon, Canal Brasil e Coletivo Audiovisual Munduruku, o documentário – que tem como produtor associado o cineasta Walter Salles – faz um importante registro ao longo da BR-163 Cuiabá-Santarém, mostrando os índios Munduruku em sua luta para defender a terra e rios diante de máfias de grileiros de terras.

“A mobilização pela floresta em pé e pela dignidade de quem mora na Amazônia é fundamental para o futuro de todos nós e do planeta”, comentou Ciavatta, após saber do resultado. O longa surgiu após a série homônima desenvolvida pelo diretor para o ‘Fantástico’, da TV Globo, entre 2014 e 2015, que teve um dos episódios dedicado à grilagem e ao comércio ilegal de madeira. Ao longo de cinco anos, a narrativa do documentário se desenvolveu juntamente com os diversos acontecimentos históricos ocorridos por lá.

A fotografia é um dos destaques, que revela a harmonia dos povos indígenas com a floresta, e surpreende com o retrato do desmatamento ilegal. Além de imagens captadas pelo Coletivo Audiovisual Munduruku, composto em sua maioria por mulheres, que registram os desafios na defesa de suas terras.

Para Estêvão, uma câmera nas mãos dessas mulheres foi a melhor forma de defesa do local: “Nos dias de hoje o audiovisual é uma forma delas contarem sua própria história e ao empunharem as câmeras nos momentos de monitoramento e vigilância do território, elas se tornam guerreiras tão ou mais importantes que os outros guerreiros. O filme se torna, então, estratégico para que esta realidade seja conhecida e dialogue com o mundo, abrindo novas perspectivas para o futuro da Amazônia”, pondera ele.

Criado em 1988, o One World Media Awards reconhece a melhor cobertura da mídia do hemisfério Sul e visa reconhecer histórias que quebram estereótipos, mudam narrativas e conectam pessoas por meio de culturas. O prêmio é concedido pela One World Media, uma organização não governamental sediada em Londres, Inglaterra, que tem parcerias com empresas de comunicação como BBC, Al Jazeera e Google.

Veja o trailer: