Prefeitura de Manaus desobriga uso de máscaras em locais fechados a partir de quarta-feira, 30

A determinação começa a valer nesta quarta-feira, 30, a partir da publicação do decreto no Diário Oficial do Município (Reprodução/Internet)

Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Prefeitura de Manaus anunciou nesta terça-feira, 29, a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos. A decisão foi comunicada uma semana após o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) ter recomendado a desobrigação do equipamento de proteção contra a Covid-19 em todo Estado.

A determinação começa a valer nesta quarta-feira, 30, a partir da publicação do decreto no Diário Oficial do Município (DOM). De acordo com a Prefeitura, a decisão segue as recomendações de médicos, cientistas e dos dados epidemiológicos.

PUBLICIDADE

“Os dados epidemiológicos nos orientava o seguinte: após o período do Carnaval, 14 dias para a retirada de máscaras em locais abertos. Então, dia 16 nós publicamos o decreto desobrigando o uso de máscaras em locais abertos. Os próprios índices epidemiológicos e os orientadores, que são os médicos e os cientistas, falaram as mesmas coisas. Mais 14 dias para tirar as máscaras em locais fechados”, declarou a Prefeitura.

Ainda segundo a Prefeitura, a exigência de máscaras permanece nos transportes públicos coletivos, em corridas por aplicativos, unidades de saúde e outros locais que serão especificados no decreto.

Para o epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz, Jesem Orellana, apesar da nítida e sustentada queda nas internações e mortes por Covid-19, seria mais prudente aguardar no mínimo mais quatro semanas.

“Dado o histórico imprevisível do novo coronavírus e da ineficiente resposta sanitária de Manaus nas três ondas de contágio e morte pela doença, seria mais prudente esperar a consolidação dessas quedas nos indicadores epidêmicos por, ao menos, mais 4 semanas”, declarou o epidemiologista à REVISTA CENARIUM.

Orellana ressalta que é importante a população continuar usando máscaras, “sobretudo, no transporte coletivo e qualquer tipo de ambiente fechado. Manaus ainda tem muita gente sem uma só dose da vacina contra a Covid-19 e um número ainda maior de pessoas sem segunda dose ou dose de reforço”, disse.

Recomendação

No último dia 23, o governador Wilson Lima anunciou a desobrigação do uso de máscaras em lugares fechados em todo o Amazonas. A determinação foi tomada após análise de dados epidemiológicos indicar números favoráveis para a decisão.

“Isso é possível em razão da diminuição dos casos de internações, dos casos de óbitos e também dos casos confirmados do vírus. É importante que as pessoas continuem se vacinando, porque ela [a vacina] é a arma que a gente tem mais poderosa contra a Covid-19”, declarou Wilson Lima na ocasião.

Locais abertos

Desde o último dia 12, o uso de máscaras não é mais obrigatório em locais abertos. A determinação por parte do Governo do Amazonas levou em consideração a alta na cobertura vacinal e a diminuição dos casos confirmados de Covid-19 em todo o Estado.

“Devido à redução de casos da Covid-19, o nosso comitê decidiu e estamos publicando o decreto, recomendando a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos, em todo o Estado do Amazonas”, anunciou o governador do Amazonas no dia 11 de março, durante reunião do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento da pandemia.

Leia também: Dois anos da pandemia: AM tem baixa de casos, 80% de cobertura vacinal e desobrigação do uso de máscaras ao ar livre

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.