Atendendo a Wilson Lima, Marina Silva reforça equipe de brigadistas e envia equipamentos para combater queimadas no AM

Marina Silva e Wilson Lima: governo federal e Governo do Amazonas unem esforços para combater incêndios florestais (Agência Brasil/Secom-AM)
Mayara Subtil e Ana Pastana – Da Revista Cenarium Amazônia

BRASÍLIA (DF) e MANAUS (AM) – Atendendo ao pedido do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), a ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, determinou ontem, sexta-feira, 13, o envio de 149 brigadistas e equipamentos para ampliar o combate aos incêndios florestais no Estado. Com o aumento das queimadas, Manaus vem sendo coberta por uma nuvem de fumaça densa há quatro dias.

As informações sobre o envio do reforço de brigadistas e encaminhamento de equipamentos foram confirmadas pelo Ministério do Meio Ambiente à REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA neste sábado, 14. Os agentes ambientais vão se unir aos 140 servidores federais que estão no Amazonas, totalizando 289 brigadistas para trabalharem em parceria com os efetivos da Polícia Militar do Amazonas e Corpo de Bombeiros do Estado.

Os equipamentos foram doados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ao Governo do Amazonas. Há ainda a previsão de o MMA enviar no domingo, 15, um helicóptero para reforçar os esforços contra os focos de incêndio.

PUBLICIDADE
Equipamentos enviados pelo Ministério do Meio Ambiente, em Brasília (DF), para combater queimadas no Amazonas (MMA)

Na sexta-feira, 13, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, havia anunciado o envio dos equipamentos, além da mobilização de brigadistas de outros Estados brasileiros para se unir aos agentes do Amazonas, durante coletiva à imprensa.

Em Brasília (DF), o Ministério do Meio Ambiente libera veículos para atuar no combate às queimadas no Amazonas (MMA)

Combater fogo requer muita técnica, muita persistência e muita capacidade de atuar em situação de risco. E precisa de uma atuação coordenada. Estamos, também, já com o encaminhamento, graças à ajuda da Força Aérea Brasileira, para entregar os kits (equipamentos) que foram solicitados pelo Governo do Estado. Provavelmente, vai chegar entre hoje (sexta, 13) e amanhã (sábado, 14), comprometeu-se, a ministra.

Carros oficiais do governo federal transportam equipamentos para combater incêndios no Amazonas (MMA)
Reforço solicitado

O governador Wilson Lima solicitou o reforço ao governo federal para o combate de focos de queimadas no Amazonas. Os pedidos foram feitos, por telefone, à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao ministro da Defesa, José Múcio.

Lima anunciou o pedido de reforço em coletiva, pouco antes do envio de tropas da Polícia Militar e técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para reforçar o combate ao incêndio no município de Autazes.

Ministra do MMA, Marina Silva, em conversa com o governador do Amazonas, Wilson Lima, durante visita a Manaus no dia 5 de outubro (Secom-AM)

“Tive uma conversa com a ministra do Meio Ambiente pedindo apoio no reforço desse combate, tanto de pessoal, quanto de equipamentos. Liguei para o ministro da Defesa, José Múcio, para que ele pudesse disponibilizar aeronaves de grande porte, porque temos uma quantidade muito significativa de incêndios e, apenas por terra, não conseguimos fazer isso”, afirmou o governador.

O objetivo do pedido foi reforçar também o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), já enviado ao município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), para conter o avanço de focos de incêndio na região.

Cerca de 64 homens da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) irão atuar no combate a crimes ambientais no município e na região.

Estatísticas preocupam

Em números exatos, até o dia 11 de outubro, o Amazonas contabiliza 2.704 focos de calor só em outubro, número que, inclusive, pode duplicar se o ritmo de incêndios continuar acelerado como atualmente.

O recorde era, até então, 2009. Naquele ano, o Estado registrou 2.409 queimadas. Nos 25 últimos anos, esse número variou entre 82 e 2 mil focos de calor durante o mês.

Dos dez municípios que mais queimam a Amazônia Legal durante o mês de outubro, metade é do Amazonas. Lábrea (lidera o ranking com 344 focos de calor). Em seguida aparece Boca do Acre, com 267.

Ações preventivas

Em coletiva à imprensa na sexta-feira, 13, a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, divulgou um plano de reforço e prevenção contra incêndios florestais no Amazonas. No documento, consta que há o valor de R$ 35 milhões no projeto pré-aprovado pelo Fundo Amazônia para reforçar a atuação de equipes do Corpo de Bombeiros.

Também houve o encaminhamento à Câmara Técnica de Destinação de Terras Públicas Rurais Federais do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para a destinação de três milhões de hectares de florestas públicas federais no Amazonas para Unidades de Conservação (UCs), Terras Indígenas (Tis) e concessões florestais.

Há ainda a estimativa de investimentos da ordem de R$ 30 milhões do Programa União com Municípios para municípios prioritários do Amazonas, ações para monitoramento da qualidade do ar, inventário e plano estadual de controle de emissões atmosféricas (PPCDAm).

Leia mais:
Wilson Lima decreta situação de emergência ambiental e plano de combate às queimadas
Marina Silva anuncia reforço para combater incêndios florestais no Amazonas
Qualidade do ar é considerada ‘perigosa’, aponta índice global
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.