Diminuição das chuvas favoreceu volta da fumaça e novas queimadas no AM, aponta Ibama

Incêndio florestal no distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba, Amazonas. (20.set.23 - Mauro Neto/Secom)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS – O reaparecimento da fumaça e de novos incêndios florestais em Manaus e na região metropolitana da capital amazonense foi favorecido pela diminuição das chuvas, segundo informe da crise climática do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado nesta terça-feira, 31.

As chuvas diminuíram na região metropolitana, o que favoreceu o reaparecimento de focos de fogo, queimadas e incêndios florestais“, consta na nota, que destaca, ainda, que a fumaça de Estados como o Pará, Amapá e Mato Grosso, assim como Maranhão e Piauí, está sendo carregada para o Amazonas.

Cerca de três semanas atrás, Manaus registrou pancadas de chuva que, embora não tenham sido suficientes para elevar o nível do Rio Negro, ajudaram a reduzir os focos de calor e a cortina de fumaça. No entanto, na última quinta-feira, 26, a fumaça retornou.

PUBLICIDADE
Manaus encoberta por fumaça na tarde dessa segunda-feira, 30 (Gabriella Lira/Revista Cenarium Amazônia)

Conforme mostrou a REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, o meteorologista Renato Senna, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), explicou que o período chuvoso na região costuma ocorrer em dezembro, com outubro e novembro sendo considerados meses de transição entre a estação seca e a chuvosa.

“Durante esses meses de transição, as chuvas tendem a se manifestar na forma de pancadas fortes em curtos períodos, por vezes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Nestes meses são mais frequentes as chuvas em forma de pancadas fortes em curto período, por vezes com trovoadas e rajadas de vento”, explicou.

Leia mais sobre os incêndios florestais no Amazonas:

Manaus tem previsão de chuvas nesta semana: fenômeno pode aliviar cortina de fumaça
Sufocados pela fumaça, manauaras alertam inviabilidade ambiental da BR-319
Fumaça obriga uso de máscaras pela população em Manaus
Com ar ‘pouco saudável’, Manaus deixa o País entre os 20 piores para respirar no mundo
Entenda como desmatamento e queimadas influenciam no clima do Norte do País
Chegada de brigadistas do Prevfogo, do Ibama. (15.out.23 – Arthur Castro/Secom)

Ainda segundo o Ibama, 116 brigadistas do Prevfogo do instituto continuam atuando nos municípios de Careiro Castanho, Manaquiri, Autazes e Careiro da Várzea. Nos dias 6 a 10 de novembro, o Ibama ainda vai realizar curso de formação de brigadistas municipais em parceria com as prefeituras, visando o Manejo Integrado do Fogo e o combate direto de forma autônoma.

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.